Ecologia
Publicado em 01/11/2017 12:00 -
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O Honda Civic Si, versão esportiva do modelo, chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2018, anunciou a montadora nesta segunda-feira (23), em Tóquio. Ela será importada do Canadá na carroceria cupê de 2 portas.
Pela primeira vez, o Civic Si usa motor turbo. É o mesmo propulsor 1.5 litro que equipa a configuração mais cara do Civic à venda atualmente no país, a Touring.
Mas, sob o capô do Si, ele desenvolve 208 cavalos (com gasolina) em vez de 173 cv. O torque máximo é de 26,5 kgfm a 2.300 rpm.
No lugar do câmbio CVT de 8 marchas do Civic mais “manso”, há uma transmissão manual de 6 marchas.
Além disso, o cupê tem suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado, rodas aro 18 e pneus 235 mm, largos, de perfil baixo, com opção de pneus de alta performance. O modelo tem controle de estabilidade e tração.
Mais leve
Em comparação com a geração anterior, além de 2 cv mais potente (o motor antes era um 2.4 litros aspirado de 206 cv), o novo Civic Si é mais leve. Ainda segundo a Honda, ele tem carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados.
No visual, o Si se difere das versões convencionais pelo friso frontal preto e largas tomadas de ar. O escapamento central tem formato poligonal e acabamento cromado. Na traseira, há defletores de ar e aerofólio, com luz de freio em LED.
Os bancos dianteiros são esportivos, com costuras vermelhas que também aparecem nas portas, no volante e envolvendo a alavanca do câmbio, que é em alumínio, assim como os pedais. O painel de instrumentos de TFT tem iluminação vermelha.
Luxos mantidos
Apesar da “pegada” esportiva, o Si conserva luxos do sedã, como ar-condicionado digital de duas zonas (controle independente para motorista e passageiro), freio de estacionamento eletrônico, sensor de chuva no limpador de para-brisa, além de central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema de áudio de 450 watts tem 10 alto-falantes.
Type R descartado
Por ora, o Civic Si é vendido apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Ele será uma das atrações do estande da Honda no Salão de Tóquio, que começa nesta quarta (25) para a imprensa.
A montadora também destacará o hatch Type-R, a versão mais potente do Civic, de 320 cv, que usa motor 2.0 litros aspirado (sem turboalimentação) e a mesma transmissão manual de 6 marchas do Si, com um sistema que evita perdas nas trocas de marcha.
Produzido no Reino Unido, ele não será vendido no Brasil.
Deixe um comentário