18/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Veja dicas para controlar a queda de pelos do seu cachorro

Publicado em 16/10/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

É normal cães terem queda de pelos, especialmente na primavera e no verão, com o aumento das temperaturas. Porém, o tutor deve recorrer ao veterinário em caso de queda excessiva ou alteração na pelagem.

Pelo opaco e quebradiço, por exemplo, pode ser sinal de deficiência de nutrientes, e uma alimentação equilibrada pode resolver o problema. Mas falhas, vermelhidão, escamação, lesão ou coceira podem ser sinais de doença de pele e deverão ser tratadas adequadamente, afirma o groomer William Galharde, gerente de estética da Petz.

Segundo ele, cães de pelo curto são os que são soltam fios. Isso porque a renovação da pelagem deles é constante —o pelo nasce, cresce, permanece um tempo e cai na sequência. Já a pelagem longa cresce por três a quatro anos direto até a queda.

“Uma boa alimentação, produtos adequados para o banho e escovação da pelagem diariamente ajudam muito na diminuição da queda”, diz.

Veja dicas de Galharde para manter os pelos saudáveis:

-Com uma luva de borracha, passe a mão no sentido contrário da pelagem do cão. Os fios que estão soltos grudam na luva, e mais fácil de removê-los. Depois, passe no sentido contrário.

-Ofereça alimentação balanceada e de boa qualidade

-Use xampus de boa qualidade, com aplicação adequada e mantenha os pelos sempre bem secos após o banho

-Respeite a frequência semanal de banho, evitando água e secadores muito quentes

-Em cães de pelagem longa, faça a escovação regular para prevenção de nós e a hidratação da pelagem, contra o ressecamento

-Mantenha atualizada a prevenção de ectoparasitas —pulgas e carrapatos— e, assim, também evite doenças

-Tenha rotina de passeios e acesso a banho de sol por um período do dia

Outra possibilidade, diz o profissional, é realizar em pet shops um procedimento chamado remoção de subpelo. Nele, são retirados pelos que irão cair de maneira mais intensa, reduzindo a queda em casa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *