25/04/2024 - Edição 540

Brasil

As imagens do protesto contra Bolsonaro que transpôs as fronteiras do Brasil

Publicado em 01/10/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os vídeos que ilustram esta reportagem foram captados de inúmeros pontos do globo terrestre. Elas dão uma ideia do que foi o protesto "Mulheres unidas contra Bolsonaro" – simbolizado em hashtags como #elenão, #elenunca e #ÉPelaVidaDasMulheres –, que ficou na condição de assunto mais comentado do Twitter mundial no fim de semana – e levou milhares de pessoas às ruas de cerca de 40 cidades do Brasil e tantas outras mundo afora em corrente contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Os protestos tiveram como palco dezenas de cidades em 26 estados brasileiros e do DF. No exterior, metrópoles como Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal), Milão (Itália), Cidade do Cabo (África do Sul), Nova York (EUA) e Viena (Aústria) também tiveram ruas e praças retiradas da rotina de fim de semana.

Causam impacto as imagens da Avenida Faria Lima, um dos núcleos nervosos de São Paulo, e o Largo do Batata (vídeo abaixo) totalmente tomados por eleitores contrários a Bolsonaro.

No Rio de Janeiro, o impacto é garantido pela imagem da candelária tomada pela multidão. No vídeo abaixo, ouve-se com clareza o coro feminino ecoar contra o ex-capitão do Exército.

Tanto no Rio quanto em São Paulo pode-se tentar calcular quantas dezenas ou centenas de milhares de pessoas participaram dos protestos. Em Brasília, segundo cálculos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), eram cerca de sete mil os indivíduos aglomerados nos arredores da Torre de TV, um dos mais famosos cartões postais brasilienses.

A reportagem lá esteve, e recebeu a informação de que cerca de 30 mil pessoas participaram do grito feminino – mas também masculino, minoritariamente – contra Bolsonaro. Tenha uma ideia e tire suas conclusões no vídeo abaixo.

Tanta gente nas ruas em repúdio a Bolsonaro são a tradução quase literal do que têm dito institutos de pesquisa. Líder nas pesquisas de intenção de voto, mas cada vez mais ameaçado por Fernando Haddad (PT), Bolsonaro é o campeão em rejeição popular, segundo as mesmas pesquisas que lhe dão a liderança na votação de primeiro turno –  com alguma tensão quando a disputa é com Marina Silva, o ex-capitão do Exército perde para todos os quatro candidatos com mais intenções de voto declaradas.

Ciro Gomes (PDT) é o que vence Bolsonaro com mais percentual de vantagem nas simulações de segundo turno. Geraldo Alckmin (PSDB) tem perdido força neste cenário, mas ainda vence o deputado.

Diversidade

Cartazes, balões, camisas, batuques, cantorias e paródias, bandeiras LGBT+, carros de som, grupos os mais diversos e o onipresente grito de guerra "ele não" deram o tom nas cidades, não importa o idioma ou o sotaque. E caricaturas, muitas caricaturas de Bolsonaro.

Em uma das mais criativas, o rosto do parlamentar foi resumido em poucas linhas com o "ele não" fazendo as vezes de olhos, nariz e boca. O acento fonético til serviu como o bigode que o candidato não tem, em uma alusão ao nazista alemão Adolf Hitler.

Manifestantes saem às ruas nos EUA e na Europa contra Bolsonaro

Manifestantes saíram às ruas em várias cidades do mundo em protesto ao candidato do PSL. Nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, há imagens dos protestos, incluindo vídeos e fotos, além de depoimentos e informações sobre as manifestações. Brasileiros e estrangeiros se reuniram em Nova York (EUA), Viena (Áustria), Milão (Itália), Londres (Reino Unido), Paris (França), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha), Porto, Coimbra e Lisboa, em Portugal.

Em Nova York, houve samba na rua, cartazes em português e inglês. O protesto reuniu homens, mulheres e crianças de todas as idades. Em Londres, a manifestação lembrou o assassinado da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em março, no Rio de Janeiro. Também participaram pessoas de distintas faixas etárias.

Em Paris, cerca de 250 pessoas protestaram na Praça da República, no centro da cidade. Os manifestantes, a maioria mulheres brasileiras com idade entre 20 e 40 anos, levaram cartazes em português, francês e inglês com as mensagens "Bolsonaro jamais" e "Ele não". Na Alemanha, a principal concentração foi em Berlim, na qual predominaram cartazes em português, inglês e alemão, com críticas ao candidato.

Em Portugal, houve atos em Lisboa, Coimbra e Porto, com a participação de mulheres brasileiras. Muitas faziam alusão ao desencanto em relação ao futuro e às perspectivas em torno de políticas de gênero. Manifestações semelhantes ocorreram em Viena, Milão e Barcelona.

Apoiadores de Bolsonaro também realizaram manifestações em vários estados

Manifestantes a favor do candidato do PSL realizaram atos de apoio e carreatas em vários estados no domingo (30), um dia após milhares de pessoas irem às ruas em protesto contra a candidatura do militar.

Em cidades dos 26 estados e do Distrito Federal foram registrados atos pró-Bolsonaro. Em São Paulo, manifestantes se concentram na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Nas redes sociais, o candidato do PSL publicou um vídeo de uma passeata em Vitória (ES). Assista:


Políticos do entorno da campanha de Bolsonaro participaram do ato na capital paulista, entre eles o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato, o deputado e candidato ao Senado Major Olímpio (PSL) e o vice na chapa do capitão reformado, general Hamilton Mourão (PRTB).

Outras cidades paulistas tiveram atos a favor do político, como Araçatuba, Bauru, Campinas, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.

Já em Brasília, milhares de veículos saíram em carreata na Esplanada dos Ministérios. A manifestação teve início ainda de manhã, quando apoiadores de Bolsonaro se reuniram no Museu da República, na região central da capital federal.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *