18/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Coleira, água e temperatura; tudo certo para o passeio com seu cachorro?

Publicado em 25/09/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Tem cachorro que fica só esperando a hora de passear. Basta o tutor pegar a guia para que o bichinho siga em direção à porta.

Mas, mesmo para uma voltinha rotineira, são necessários alguns cuidados. Vacinação em dia, temperatura do solo e o tipo certo de guia são preocupações.

Veja dicas para não errar no passeio.

Vacinas, Temperatura e Acessórios

Pela saúde do pet, é importante manter em dia o controle de pulgas e carrapatos, vermífugo, vacina V8 ou V10 e vacina contra raiva, diz Renata Ragazini, especialista em comportamento animal e passeadora da DogHero.

Antes do passeio, o tutor deve checar se os acessórios estão em ordem, como a plaquinha de identificação. Assim, caso ele fuja, as chances de voltar para casa são maiores.

Solo quente pode queimar as almofadinhas das patinhas. Segundo Renata, uma dica para confirmar se a temperatura está agradável para o cão é encostar as costas da sua mão na superfície por 10 segundos. “Se você suportar, significa que está adequado para o cão”, afirma.

Levar água para o cachorro é fundamental, mesmo que o passeio não ocorra em dias quentes.

Sem guia ou com coleira?

Não é recomendado sair de casa sem guia, mesmo que o cachorro seja adestrado. “As chances de um acidente acontecer, como um atropelamento, ou comer algo indevido, sem você ver são muito altas”, afirma a especialista.

Coleiras de pescoço podem causar lesões. Portanto, a opção mais segura é a peitoral com engate na frente, chamada anti-puxão.

No Parque, com Outros Cães

Nem todo cachorro se sente bem na presença de outros animais. Se o passeio for em um parque, a linguagem corporal dos cães deve ser observada.

Conforme Renata, caso o cachorro lamba o nariz, boceje ou sacuda como se tivesse acabado de sair de um banho, isso demonstra que ele está estressado e as chances de uma briga iniciar são grandes.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *