20/04/2024 - Edição 540

Poder

Militares repreendem vice da chapa de Bolsonaro por declarações desastradas

Publicado em 21/09/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O general da reserva Antônio Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice de Jair Bolsonaro (PSL), foi repreendido por militares de seu entorno em razão de declarações dadas nas últimas semanas. O entendimento de generais que participam da campanha é de que as falas de Mourão prejudicam a candidatura.

Bolsonaro está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de sofrer um atentado em Juiz Fora (MG) no último dia 6. O presidenciável está fora da campanha nas ruas e deixou de participar até mesmo da mobilização nas redes sociais, em razão do grave estado de saúde. Neste contexto, Mourão ganhou mais protagonismo e deu declarações que acenderam o sinal amarelo em grupos de suporte à candidatura.

Em uma palestra em São Paulo, para integrantes do Secovi-SP, sindicato do mercado imobiliário, Mourão usou o termo "mulambada" para se referir a parceiros do Brasil na política externa com países do Hemisfério Sul, empreendida nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o vice de Bolsonaro, "nós nos ligamos com toda a mulambada, me perdoem o termo, do lado de lá e de cá do oceano na diplomacia Sul-Sul".

No mesmo discurso, Mourão disse que famílias em que mães e avós criam os filhos, em áreas carentes, acabam virando "fábrica de elementos desajustados que tendem a ingressar nessas narco-quadrilhas". As declarações provocaram uma forte reação contra o vice de Bolsonaro, inclusive em seu próprio entorno.

Logo após as declarações e a imediata repercussão negativa das falas, Mourão recebeu ligações de generais que integram grupos de suporte à campanha de Bolsonaro. Ouviu que a fala com referência à "mulambada" foi "totalmente desnecessária". O vice reclamou que "hoje não se pode dizer mais nada".

“As declarações não agregam valor a uma campanha. São brincadeiras que não fazem bem. Se seguir assim, vai prejudicar toda essa gente envolvida na campanha”, disse um militar aliado de Mourão, muito próximo a ele.

A frase sobre "mães e avós" acabarem proporcionando "fábrica de elementos desajustados" precisa ser mais bem analisada, na visão dos aliados de Mourão, mas também é alvo de críticas, pois deveria ter sido melhor pensada, segundo seus aliados na campanha.

“Ele falou bobagem. Se ele tem um diagnóstico sobre isso (sobre como a ausência paterna pode influenciar na formação e no destino do filho), tem de apresentar também uma solução para isso”, disse o mesmo aliado.

Um dia depois da fala desastrada, Mourão insistiu na declaração. Segundo ele, a frase era uma "constatação" do que ocorre nas comunidades carentes e não uma crítica às mulheres. “Não estou criticando as mulheres, estou fazendo uma constatação de algo que ocorre notadamente nas nossas comunidades carentes”, disse.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *