24/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo

Publicado em 21/08/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um novo estudo mostrou que em sites de namoro, a idade na qual os homens são mais atraentes é aos 50 anos, enquanto das mulheres é aos 18 anos, quando elas acabaram de atingir a maioridade.

Publicada na revista Science Advances, a pesquisa analisou a “desejabilidade” dos usuários masculinos e femininos, com base em mais de 200 mil mensagens, sendo que todos buscavam parceiros do gênero oposto. 

"A variação de idade para as mulheres nos surpreendeu. Tanto pelo fato de que a atração declinou constantemente de quando elas tinham 18 anos para até 65 anos, mas também porque era acentuado", disse Elizabeth Bruch, professora de sociologia na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. 

A análise usou dados do site de namoro OkCupid de 2010, quando o portal descobriu que os homens de 22 a 30 anos focam quase inteiramente em mulheres que são mais jovens do que eles. 

“O homem mediano de 30 anos passa tanto tempo trocando mensagens com adolescentes quanto mulheres da mesma idade”, escreveu o OkCupid em um post na época. O site também revelou que à medida que um homem envelhece, ele procura por mulheres jovens e mais jovens, enquanto limite da idade aceitável dele está acima "média". “A fixação masculina na juventude distorce o namoro”, concluiu o OkCupid.

Michelle Drouin, psicóloga de relacionamentos, não se surpreendeu com o novo estudo. Em parte porque se “alinha com as teorias evolucionistas do acasalamento”, em que a juventude sugere fertilidade. Ela apontou, no entanto, que existem outras hipóteses que sugerem que “os homens estão menos interessados em ganhar poder, e mais interessados na atração física”.

Educação

A professora Bruch também descobriu que a atração de um homem aumentava quanto mais diplomas ele alcançava. Para as mulheres, a desejabilidade terminava se elas tivessem um curso de graduação. Além disso, o ensino de pós-graduação as tornava "menos desejáveis".

Para a psicóloga Drouin, a importância de diplomas pode estar relacionada à “crenças de que formações mais altas pelas mulheres se traduzem em mais comprometimento no trabalho e menos dedicação à família."

Expectativa x Realidade

Drouin ainda enfatizou que as preferências das pessoas que procuram parceiros online refletem um desejo quase "sonhador", e não necessariamente o que elas querem na vida real. Uma descoberta importante deste estudo foi que a maioria dos usuários envia mensagens para quem é mais desejável do que eles – 25% mais desejável, para ser exato.

Esses dados representam "a realidade das preferências de namoro", o que muitas vezes não é a realidade do relacionamento. "Essas mensagens enviadas por paqueradores online podem ser comparadas aos jogos de caça-níqueis", afirmou Drouin. "Pouco investimento no começo pode render muito no final, então por que não optar por uma chance na maior vitória?"


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *