20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Semáforos funcionam em fase de testes na rotatória da Coca-Cola

Publicado em 10/08/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Já está em funcionamento, em fase de testes, o conjunto semafórico instalado para reordenar o trânsito na rotatória da Coca-Cola, entroncamento das avenidas Gury Marques e Interlagos, que registra um fluxo diário de 40 mil veículos.  Os semáforos foram instalados há uma semana e foram colocados em funcionamento para serem avaliados até o próximo dia 14, quando está programada a inauguração. Nos próximos dias será feita a regulação definitiva dos tempos do verde e do vermelho.

Embora o funcionamento seja em caráter experimental, os motoristas que passam pelo local já começam a sentir a diferença em fluidez no trânsito, proporcionada pela semaforização.  “Mesmo ainda sendo uma fase de testes, já senti uma diferença pra melhor”, avalia o professor Fernando Rodrigues. Ele passou por volta das 11 horas, da última quinta-feira pela rotatória no sentido centro/bairro, quando o semáforo foi acionado e retornou, perto das 15 horas, vindo no sentido oposto,  com destino ao centro da cidade. Fernando avalia que os problemas de congestionamento vão acabar, principalmente no início da manhã e final da tarde.

Segundo o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, esta fase experimental é importante para as pessoas começarem a se habituar com a semaforização.  A orientação para aqueles  que vão seguir em frente pela Avenida Gury Marques (nos dois sentidos) é que optem  pela terceira pista à direita.  Com este objetivo de orientar, equipes da divisão de Educação do Trânsito começaram um trabalho educativo na rotatória, com a distribuição de panfletos e adesivos que visam estimular o uso da terceira pista.

Paralelamente, às blitze educativas com participação da diretora de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta,  mais de 50  trabalhadores estão mobilizados na conclusão do plantio de grama na rotatória. Outro grupo conclui a pintura de faixas e instalação de placas de orientação.  Também está prevista a instalação de semáforos e faixa  de pedestres que farão a travessia de forma segura, utilizando as calçadas já construídas.

Investimento

A semaforização da rotatória da Coca-Cola, de acordo com os técnicos da Agetran, é uma alternativa mais viável financeiramente, com investimento de pouco mais de R$ 1,1 milhão, se comparada à construção de um viaduto, orçado em mais de R$ 40 milhões, que demoraria pelo menos dois anos para ficar pronto.  “A experiência bem-sucedida na rotatória da Via Parque com a Avenida Mato Grosso, onde a mesma solução foi adotada, reforça nossa confiança na viabilidade do projeto”, informa o diretor da Agetran.

Além da instalação de um conjunto semafórico, a Prefeitura recapeou 100 metros de cada uma das seis alças de acesso e o contorno da rotatória. Foram usadas 700 toneladas de massa asfáltica  aplicadas em 1,2 quilômetros de pista. A recuperação do pavimento foi feita com equipamentos e pessoal da própria Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O diretor da  Agetran lembra  que este  projeto da rotatória da Coca-Cola é mais simples que o  implantado na Avenida  Mato Grosso com a Avenida Nelly Martins, onde foi preciso executar uma série de obras, com redução de canteiros e redimensionamento da rotatória para abertura de uma terceira pista de rolamento,  bem como abertura de uma alça de acesso.

“A dinâmica do trânsito lá é muito mais complicada, com  gargalos de tráfego praticamente o dia inteiro. Na Avenida Gury Marques há formação de congestionamento das 7 horas  às 8 horas da manhã, na pista bairro/centro, e à tarde, das 17 horas  às 19 horas, na pista contrária. Outra vantagem é que a rotatória  já tem três pistas de rolamento”, explica Janine.

Na sequência, haverá intervenções semelhantes nas rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo; Três Barras com Marquês de Lavradio; Joaquim Murtinho com Rua Ceará e Avenida Eduardo Elias Zahran com Rua Joaquim Murtinho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *