16/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura busca parceria com universidades para ampliar serviços e ações de bem-estar animal

Publicado em 25/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, reuniu-se com reitores e representantes de três universidades mantenedoras de cursos de Medicina Veterinária para discutir ações conjuntas voltadas ao bem-estar animal e controle de zoonozes. O objetivo é estabelecer uma parceria com as instituições, através do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA) e, momentaneamente, da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), beneficiando principalmente a população de regiões de maior vulnerabilidade, com atendimento veterinário e castração.

A proposta seria ampliar os serviços hoje restritos somente ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), com apoio de estrutura física e técnico das universidades, estabelecido por meio de convênios, a exemplo do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde – (COAPs), assegurando assim um maior acesso à população.

“Vivemos um momento em que existe a necessidade cada vez maior de unirmos esforços. No fortalecimento e criação das políticas de bem-estar e saúde animal não poderia ser diferente. Essa é uma bandeira que temos levantado e é chegada a hora de criarmos ações efetivas. Não podemos mais fechar os olhos para a causa animal, porque não se trata somente da saúde do cão ou do gato, mas da saúde como um todo. Essa união de esforços é extremamente importante e com a contribuição de cada um vamos criar um modelo de política pública voltada a causa animal a ser referência para todo o país”, destaca o prefeito Marquinhos Trad.

Presente na reunião, o reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Padre Ricardo Carlos, avaliou a parceria como positiva e reforçou que existe a boa vontade por parte da instituição em auxiliar o Poder Público, sendo a soma de esforços extremamente importante.  “Nós entendemos como fundamental o cuidado também com a saúde animal e não só com a humana. As duas estão diretamente ligadas e é preciso sim que haja uma preocupação neste sentido. Portanto nós estamos abertos para ajudar da melhor forma possível”, disse.

A vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, destacou que a universidade tem desenvolvido ao longo dos anos diversos projetos em relação à saúde animal, que podem ser impulsionados através da parceria com o Poder Público.

“Existem alguns projetos que temos que podem ser potencializados e poderão contribuir no atendimento da demanda que sabemos que é crescente. Casos de pequenas cirurgias, castração, entre outros atendimentos”, comentou.

Ao fim da reunião ficou definido que será montada uma comissão intersetorial que irá definir um fluxo de trabalho a fim de oficializar a parceria com as instituições.

Estiveram presentes ainda o reitor da Uniderp-Anhanguera , Taner Douglas Alves Bitencour, o secretário de Saúde Marcelo Vilela, a coordenadora do CZZ, Iara Domingos, a Superintende de Vigilância em Saúde da SESAU, Veronica Lahdo e representantes do COMBEA.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *