28/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Rico em gordura boa, amendoim é alimento completo e pode ser consumido sem culpa

Publicado em 18/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pé de moleque, paçoca, pé de moça, na canjica ou no bolo. Para quem é apreciador do amendoim, as festas juninas são oportunidades de degustar as mais variadas receitas contendo essa leguminosa da família do feijão.

A nutricionista Fernanda Alves, especialista em transtornos alimentares, desmistifica a ideia de que a semente é vilã das dietas saudáveis. “É um alimento rico em gordura principalmente em ômega 3, é uma gordura boa para a saúde. Além disso, o amendoim é rico em proteínas, quem consome esse amendoim, consome algo um pouco mais completo”, afirma.

A vitamina E e o complexo B também estão presentes no amendoim e exercem diversas funções no nosso organismo, como a ação antioxidante, por exemplo. Porém, é preciso ficar atento ao consumo exagerado, devido à presença das aflatoxinas que podem causar reações alérgicas. “São toxinas que fazem parte do amendoim, só que no processo industrial, quando se consome o amendoim industrializado, essas aflatoxinas são presentes em quantidades bem pequenas. Então elas acabam não se manifestante no nosso organismo”, alerta Alves.

Além dos cuidados com a saúde, Fernanda lembra que a relação com a comida também se dá no campo afetivo. Para ela, as festas juninas são oportunidades para consumir alimentos que despertam sensações e emoções, de acordo com a experiência alimentar de cada um. “Mais importante do que se prevenir, reduzir ou algo do tipo, na verdade é aproveitar o momento, a ocasião social e saber consumir com moderação. Então, aproveitar as festas, esse ambiente, a sociabilização e consumir os alimentos típicos de forma equilibrada sem haver muitos exageros”, comenta.

Para tornar sua festa junina ainda mais saborosa, a nutricionista ensina a receita de brigadeiro de amendoim. Anote os ingredientes e o modo de preparo: Em uma panela com fogo baixo, coloque uma colher de sopa de manteiga, uma lata de leite condensado, 60 gramas de amendoim triturado ou cinco paçocas e pode incluir duas colheres de chocolate em pó, desses que são encontrados no mercado mesmo. Faz o brigadeiro de modo convencional, até dar o ponto que é quando solta da panela. Depois de pronto, pode enrolar e passar na paçoca ou então, quando se coloca em potinhos, colocar um pouco de farofa por cima.

Escolha o seu prato preferido com amendoim e aproveite as festas juninas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *