28/03/2024 - Edição 540

Brasil

CVV expande linha gratuita para prevenção contra o suicídio para todo o Brasil

Publicado em 05/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza prevenção do suicídio desde 1962. Sob total sigilo e anonimato, se consolidou como canal de apoio emocional. A principal ação do centro está vinculada a uma linha de atendimento telefônico. A linha 188 começou a funcionar em setembro de 2017, e começa a sua expansão para todo o Brasil.

No domingo (1º), a integração de todos os estados foi concluída, chegando aos mais de 5500 municípios brasileiro de forma gratuita, 24 horas, todos os dias. “Mesmo que você não tem certeza de que precisa de nossa ajuda, não tenha receios em entrar em contato com a gente. Um de nossos voluntários estará à sua disposição”, anuncia o CVV em seu site.

Segundo o CVV, o ato do suicídio pode ser evitado através de uma rede de apoio que identifique características como: isolamento, desistência de hobbies, falta de contato com a família e amigos, depressão e alcoolismo.

Suicídio no Brasil

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde sobre o tema são de 2015. Segundo o estudo, o índice de suicídios cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Segundo a pasta, esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos. No entanto, o Ministério da Saúde firmou compromisso de atingir a meta de reduzir em 10% os óbitos por suicídio até 2020, em sua agenda estratégica.

Além da linha de comunicação proporcionada pelo CVV, há também a alternativa de recorrer à rede pública. Quem precisa de ajuda psicológica pode recorrer aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), responsável pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

Contato

Os atendentes do CVV podem ser contatados pelo telefone 188.  Além disso, o centro conta com 89 postos de atendimento pessoalmente (nos 89 postos de atendimento) ou pelo site. Segundo o CVV, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

Além dos atendimentos, também são desenvolvidas outras atividades relacionadas ao apoio emocional. A divulgação desses eventos ocorre tanto através do site como da página no Facebook.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *