29/03/2024 - Edição 540

Comportamento

Pessoas ricas são menos generosas, afirma pesquisa

Publicado em 04/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pesquisadores da instituição Queen Mary University of London, no Reino Unido, conduziram um experimento social para observar o comportamento e a tomada de decisões de um grupo de pessoas de diferentes “níveis sociais”.

Os voluntários do estudo foram recrutados para participar de um jogo que envolvia dinheiro de verdade. A cada um foi atribuída uma classificação: ou eles tinham um alto status ou um baixo status. Às vezes a riqueza de alguém era determinada pelo acaso, outras pelos seus esforços. Isso definia quanto dinheiro cada um ganhava no início do jogo.

Ao longo do experimento, as pessoas deveriam decidir a quantia que elas gostariam de manter e quanto eles poderiam doar para uma vaquinha que seria dividida entre todos os participantes. No geral, voluntários com status menor contribuíram mais com o bolão do que os colegas mais “ricos” e aqueles que se tornaram ricos por causa de seus esforços doaram ainda menos do que aqueles que receberam o dinheiro ao acaso.

“Para os indivíduos de altos status, a forma de como a riqueza foi alcançada, seja pelo acaso seja pelo esforço, pareceu ser o fator chave para determinar o nível de cooperação observado”, notou Magda Osman, professora da Queen Mary University of London e líder do estudo publicado no periódico Basic and Applied Social Psychology. “Este não foi o caso para os indivíduos de de status mais baixo. A forma como eles chegaram ao status menor não fez diferença no comportamento deles no jogo.”

Mas essa cooperação pode não estar obrigatoriamente ligado ao altruísmo. As pessoas esperam que ao contribuírem mais, os outros farão o mesmo, e assim elas poderão ganhar algum lucro com isso. Além disso, os pesquisadores observaram que, ao contrário do que é dito, empatia pode não ser a cola que une as pessoas em sociedade. “O que nós mostramos é que, quando o assunto é dinheiro, a empatia praticamente não tem um papel na melhora de comportamentos pró-sociais.”


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *