18/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Gatos também são destros ou canhotos

Publicado em 27/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Assim como nós humanos, os gatos também têm uma preferência na hora de usar os membros direitos ou esquerdos. E, ao que tudo indica, isso está ligado ao seu gênero e ao que eles precisam fazer.

Segundo um estudo da Queen’s University Belfast, no Reino Unido, as gatas preferem usar a pata direita para beliscar uma comida ou arriscar um passo, enquanto os gatos preferem a pata esquerda.

Para a psicóloga e especialista em comportamento animal Deborah Wells, “as descobertas apontam fortemente para diferenças subjacentes na estrutura neural de machos e fêmeas”.

Mão na massa

Enquanto 90% dos seres humanos tendem a ser destros, os gatos não apresentam nenhuma preferência esmagadora por algum dos lados. Neles, isso varia também de acordo com o que estão fazendo.

Segundo o estudo, que observou os gatos em suas próprias casas fazendo suas atividades rotineiras, cerca de 73% deles mostrou preferência por algum dos lados para alcançar a comida, 70% para descer as escadas e 66% para pisar na caixa de areia.

A pesquisa também pode ajudar a entender como eles lidam com o stress. Em entrevista ao The Guardian, Wells conta que gatos canhotos mostram reações ao medo mais fortes e explosões mais agressivas do que os destros. Os pesquisadores, no entanto, não sabem dizer o motivo disso acontecer.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *