28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Caravana leva saúde para as aldeias em MS

Publicado em 20/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em Mato Grosso do Sul, a Caravana da Saúde realizada em aldeias é considerada pelo Governo do Estado a maior ação voltada aos povos indígenas no setor. A afirmação é da subsecretária de Políticas Públicas para Indígenas do Estado, Silvana Terena. “Nunca houve na nossa história uma ação como essa dentro das aldeias. Essa ação do governador Reinaldo Azambuja aproxima a saúde dos indígenas porque muitos não conseguem sair de dentro das comunidades”.

No último dia 16, o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado de lideranças locais, visitou a estrutura da Caravana da Saúde Indígena montada na Aldeia Amambai, em Amambai. Na terceira edição do programa são atendidos moradores de 20 aldeias de dez municípios (Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru). “Vamos realizar mais de 2,5 mil consultas e exames, e dar sequência aos encaminhamentos aqui da Caravana. Estamos dando oportunidades às nossas comunidades indígenas”, destacou o governador. Prefeito de Amambai, o médico Ednaldo Bandeira ressaltou que a ação mostra ainda o comprometimento do Estado com a população.

“Eu esperei muito tempo para fazer exames no joelho e na perna da minha filha de 13 anos, agora consegui”, disse Paulina Benitez, 29, moradora da aldeia Porto Lindo, em Iguatemi. “Eu fiquei um ano esperando um ultrassom e só consegui aqui”, contou a moradora da aldeia Paraguassu, em Paranhos, Joana Silva, 35. “Está aprovado esse programa porque a gente precisa de cardiologista, ginecologista e outros médicos que a gente não tem. Aqui tem tudo”, explicou Edna da Silva, 39, moradora da aldeia Amambai.

Caravana da Saúde Indígena

As duas primeiras edições do programa de saúde aconteceram nas regiões de Miranda e Aquidauana e atenderam uma maioria de índios Terenas. Na região Sul-Fronteira de Mato Grosso do Sul, a Caravana atende mais indígenas das etnias Guarani e Kaiowá.

Entre as especialidades oferecidas em consultas estão: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrino, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia.

Os indígenas ainda têm acesso a exames eletrocardiograma, eletroencefalograma, PSA (câncer de próstata), preventivo (papanicolau), mamografia, ultrassonografia, câncer de pele e prevenção ao câncer bucal.

Serviços como reconhecimento de União Estável, Emissão de 1° Via de RG e CPF também estão disponíveis. Há ainda atividades culturais e de entretenimento (atividades esportivas, brinquedos e atividades infantis e pintura em crianças).

Também acompanharam o governador Reinaldo Azambuja na visita a aldeia o secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra; o deputado federal Geraldo Resende; e os deputados estaduais Mara Caseiro, Onevan de Matos, Rinaldo Modesto e Paulo Corrêa, além de prefeitos e vereadores de cidades da região Sul-Fronteira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *