28/03/2024 - Edição 540

Mundo

Economia global nunca cresceu tão sincronizada, mas há riscos, diz G20

Publicado em 21/03/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O documento final do G20, divulgado ao final da reunião de ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais, em Buenos Aires, no último dia 20, afirma que a “economia mundial nunca cresceu tanto de forma sincronizada como desde 2010, porém, os riscos persistem”.
O texto faz referência à necessidade de ações para ir contra os “obstáculos ao crescimento” e para garantir a “redução dos desequilíbrios”.
Apesar de não fazer referência direta ao protecionismo, o texto diz: "O comércio internacional e os investimentos são recursos importantes para o crescimento, a produtividade, a inovação, a criação de empregos e o desenvolvimento."
Segundo o documento, entre os aspectos-chave discutidos estiveram as “vulnerabilidades financeiras que poderiam surgir com a ampliação das tensões geopolíticas.”
E acrescenta que houve um consenso em “continuar usando todos os recursos para apoiar um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo”.
O texto ainda recomenda que políticas fiscais “devem ser usadas de maneira flexível e amigável para o crescimento”, e que se deve “priorizar o investimento de alta qualidade enquanto estimulamos um crescimento dos PIBs num caminho sustentável”.
Sobre os “criptoativos”, o documento diz que “levantam dúvidas com relação à proteção da integridade do consumidor e à possível proliferação de oportunidades para lavagem de dinheiro e evasão fiscal.”
O texto também ressalta que, por ora, os criptoativos “não possuem os atributos-chave de moedas soberanas e por isso podem gerar instabilidade financeira.”

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *