20/04/2024 - Edição 540

Brasil

Empresa sabia do potencial efeito devastador do rompimento da barragem de Mariana

Publicado em 09/03/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em Novembro de 2015, o rompimento de uma barragem em Mariana MG), onde estavam armazenados resíduos tóxicos, provocou a morte a 19 pessoas e cobriu os terrenos de lama, naquele que é considerado o pior desastre ambiental do Brasil. Mais de dois anos depois, as responsabilidades pelo crime ainda não foram estabelecidas.

Reportagem do jornal inglês Guardian mostra que a Samarco, empresa de exploração mineira responsável pelo funcionamento das barragens, sabia (pelo menos seis meses antes do desastre) do impacto que um acidente deste género poderia ter.

O Ministério Público diz que a empresa – um consórcio entre a grande empresa de exploração mineira Vale e a multinacional petrolífera e mineira anglo-australiana BHP Billiton – falhou ao não adoptar medidas para evitar o desastre ambiental. “Deram prioridade aos lucros e deixaram a segurança em segundo lugar”, disse ao Guardian o coordenador do grupo de trabalho que está a analisar o caso, José Adércio Sampaio.

No início de novembro de 2015, uma avalanche de lama castanha avermelhada – composta por resíduos de minério de ferro, areia, argila e água – percorreu centenas de quilómetros e inundou várias aldeias, devastando casas, plantações e animais à sua passagem. Tudo isto na sequência do rompimento de duas barragens – uma de água e outra de resíduos tóxicos – operadas pela empresa de exploração. Hoje, as 375 famílias afetadas continuam sem indenizações e sem realojamento definitivo.

O desastre pôs em risco a biodiversidade da região e a lama de resíduos tóxicos viajou pelo rio Doce, acabando por chegar ao Atlântico, tingindo as águas com a cor da argila. A aldeia de Bento Rodrigues foi uma das mais afetadas pelo desastre. A aldeia foi arrasada pela lama e as cerca de 600 pessoas que lá moravam ficaram com as suas casas destruídas.

Quando a barragem rebentou, não houve nenhuma sirene de alarme e os moradores de Bento Rodrigues foram avisados ora por telefone, ora pelos vizinhos que gritavam na rua. Segundo esclarece a própria Samarco, a quantidade de resíduos afetou o abastecimento de água em nove cidades. 

A investigação do Guardian revela que há documentos internos da empresa, que não chegaram a ser divulgados, que mostram que a Samarco fez uma avaliação do pior cenário possível da barragem: era dado o alerta que um rompimento poderia causar até 20 mortes, causando também prejuízo à terra, aos recursos de água e à biodiversidade durante um período de 20 anos – e que poderia ter um custo de quase três mil milhões de euros.

Numa nota publicada em novembro do ano passado no site do MPF, lê-se que foi retomada a ação penal que trata dos crimes causadores e decorrentes do rompimento da barragem, avaliando 21 pessoas por homicídio qualificado de 19 pessoas (alguns funcionários da instalação e cinco pessoas da aldeia de Bento Rodrigues). Entre os 21 denunciados, também acusados de crime ambiental, está o então presidente da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão, e outros representantes da Vale e da BHP Billiton.

Ao diário britânico, as três empresas negaram as acusações: disseram que a segurança sempre foi a prioridade e que a barragem cumpria a legislação brasileira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *