19/04/2024 - Edição 540

Brasil

Marcado por longas filas, cadastramento de biometria eleitoral entra na fase final

Publicado em 16/02/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Marcado por longas filas de espera, o processo de cadastramento biométrico para as eleições deste ano entra na fase final.

Para esta eleição, o cadastramento é obrigatório em 716 cidades do país. Dessas, 535 já encerraram o procedimento. Em outras 181 cidades de dez Estados, o prazo é até março.

Quem perde o prazo tem o título de eleitor suspenso, e a partir de 9 de maio – quando o cadastro de eleitores é fechado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) —, o documento será cancelado.

Além de não poder votar, não é possível, por exemplo, assumir cargos públicos ou emitir passaporte.

Em São Paulo e no Rio ainda não há a obrigatoriedade da biometria para estas eleições. Já em cidades como Campo Grande e Salvador, é obrigatório.

Se o eleitor não se lembra se já fez o procedimento, pode comparecer ao cartório eleitoral ou baixar o aplicativo e-Título, do TSE, disponível para aparelhos Android e iPhone. Após preencher os dados solicitados, se a foto do eleitor for exibida pelo aplicativo, significa que a biometria já foi cadastrada.

No caso de eleitores que fizeram o título após 2013, a informação sobre a biometria já consta no documento.

Segundo o TSE, mais da metade dos eleitores do país já fizeram o procedimento, contando eleições passadas, o que totaliza cerca de 76 milhões de cadastrados. A meta do tribunal é concluir o cadastramento no país até 2022.

A juíza auxiliar do TSE Ana Lúcia Aguiar diz que, para facilitar o processo no futuro, o tribunal fechou parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Polícia Federal e as Secretarias da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A ideia é compartilhar a base de dados ao longo de 2018.

Os dados coletados nos cartórios eleitorais serão utilizados pelo documento nacional de identificação, o DNI, que dispensará o uso do título, RG, CPF e certidões de nascimento e casamento.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *