29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Pequenas quantidades de vinho fazem bem ao cérebro, diz novo estudo

Publicado em 15/02/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicaram um artigo que indica os benefícios do baixo consumo de vinho para o nosso cérebro.

A equipe é coordenada pela neurocientista Maiken Nedergaard, mesma médica que dirigiu os estudos sobre um novo sistema do nosso corpo, o glinfático, responsável por drenar os resíduos do nosso cérebro. Agora, os pesquisadores querem estudar como o álcool impacta esse sistema de limpeza.

Menos é mais

O estudo utilizou ratos para observar o impacto do consumo agudo e crônico de vinho. Os animais que foram expostos a níveis maiores da bebida tiveram prejuízo em habilidades cognitivas e motoras, apresentando mais marcadores moleculares de inflamação, principalmente nos astrócitos, células reguladoras do sistema glinfático.

Já os ratos que consumiram baixas quantidades de álcool apresentaram menos inflamação no cérebro e os seus sistemas glinfáticos foram mais eficientes em mover o líquor através do cérebro e remover resíduos.

“Estudos têm mostrado que o consumo baixo e moderado de álcool está associado a um menor risco de demência, enquanto beber muito e por muitos anos aumenta o risco de declínio cognitivo”, lembra Nedergaard. “Esse estudo pode explicar porque isso ocorre. Especificamente, baixas doses de álcool parecem melhorar a saúde do cérebro no geral.”


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *