18/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Coisas que você pode fazer cedinho para melhorar seu dia

Publicado em 19/09/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A própria Alice já tentava "pensar em 6 coisas impossíveis antes do café da manhã" para ter um dia melhor. Se isso dá certo ou não, não sabemos, mas existem uma série de estudos que provam que tomar algumas atitudes assim que você acorda pode te ajudar a ter um dia mais produtivo e feliz. Pensando nisso, separamos alguns desses fatos para tentar te ajudar a, assim como Alice, ter um dia mais bacana.

Dê uma voltinha

De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, caminhar durante a manhã e expor-se à luz natural faz com que o corpo reajuste seu ritmo circadiano interno para um novo dia, te dando um impulso de energia.

Além disso, andar te deixa mais saudável. Um estudo mostrou que pessoas que andam 3 horas por semana tem 35% menos chances de ter um ataque do coração ou um derrame.

Arrume a cama

Segundo o autor e especialista no assunto William McRaven, não é difícil se sentir "realizado" durante a manhã: basta arrumar a cama. "É sobre fazer a sua cama de maneira correta e ir embora e pensando, 'OK, isso é bom. Isso parece bom. Estou […] orgulhoso desta pequena tarefa que fiz.' E isso é realmente o que eu acho que dá o tom para o resto do dia", disse em entrevista.

Beba água

Durante o sono é comum perdermos água pelo suor e pela respiração. Para continuar hidratada a pessoa deve tomar um grande copo de água logo que acorda, dessa forma sua mente continuará "afiada" para o dia que chega.

Leia um livro

Alguns estudos sugerem que ler aumenta a empatia e reduz o estresse, o que pode ser muito útil antes de um longo dia de estudo ou trabalho. 

Escreva "três coisas boas"

O psicólogo que desenvolveu essa teoria percebeu que com apenas uma semana de prática seus pacientes apresentavam menos sintomas de depressão. A atitude não dura mais de 10 minutos e pode ser feita em qualquer momento, mas realizar a tarefa logo que acordar pode te ajudar a ter um dia melhor.

Ingira cafeína
Que a cafeína ajuda as pessoas a ficarem mais despertas não é surpresa para ninguém, mas o que poucos sabem é que seu efeito dura de 5 à 6 horas, o que pode ajudar quem tem problemas para fazer atividades matutinas.

Limpe sua mente

A meditação é uma alternativa recomendada pela ciência (diferente de outras por aí) para limpar a mente. Pesquisas já mostraram que quem medita tende a ficar menos cansado e menos doente, além de ajudar na diminuição da ansiedade, da pressão sanguínea e no aumento do foco.

Planeje suas metas diárias

O psicólogo Travis Bradberry sugere que devemos planejar — e listar — nossas tarefas diárias, de modo que saibamos o que e em quanto tempo faremos cada tarefa. Ele também argumenta que devemos delinear apenas metas realistas e fazer as mais difícieis no começo do dia: "[Desse modo] você pode levar a energia positiva e o sentimento de realização para o resto do dia", relata em seu LinkedIn.

Fale com alguém que você ama

Evidências científicas mostram que a interação social é crucial para o bem-estar. As pessoas com mais conexões sociais vivem mais do que aquelas que estão mais isoladas, de acordo com estudos de 2010. Além disso, as pessoas mais solitárias têm maior probabilidade de serem mais estressadas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *