26/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Neurocientistas explicam por que correr faz bem para o cérebro

Publicado em 14/08/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Entre os adeptos de corridas, é costume dizer que, para o exercício é essencial para espairecer e “limpar” a mente. A sensação de ficar mentalmente renovado após o exercício tem explicação científica: pelo menos três décadas de pesquisas da neurociência têm identificado uma relação bastante forte entre exercícios aeróbicos e a chamada “clareza cognitiva posterior”.

Há poucos anos, cientistas acreditavam que nossos cérebros adquiriam uma certa quantidade de neurônios até a vida adulta, e então paravam de nascer novos. Mas estudos feitos com animais mostraram que os neurônios são produzidos pelo cérebro durante toda a vida e apenas uma atividade, até agora, mostrou colaborar com esse desenvolvimento: os exercícios aeróbicos.

A outra novidade é que essas células nascem no hipocampo, região do cérebro associada à aprendizagem e memória, o que poderia explicar por que tantos estudos indicam relação entre exercícios e benefícios à memória.

“Se você está se exercitando a ponto de suar por cerca de 30 a 40 minutos, novas células cerebrais estão nascendo bem na região da memória”, afirmou Karen Postal, presidente da Academia Americana de Neuropsicologia Clínica, ao Science of Us.

Outra mudança após os exercícios foi registrada no lobo frontal, com o aumento de fluxo sanguíneo: a área é associada à concentração e foco, que controlam a tomada de decisão e a maneira como gerenciamos nosso tempo.

Seja entre amadores ou profissionais, os benefícios da corrida são algo certo entre os pesquisadores. Entre as conclusões mais recentes, o estudo publicado pelo periódico International Journal of Sport and Exercise Psychology observou melhoras no humor, inclusive durante os exercícios, o que talvez sirva para resumir o que atrai tanto os corredores.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *