19/04/2024 - Edição 540

True Colors

As 10 cidades mais gay friendly do mundo

Publicado em 08/08/2017 12:00 - iGay - iG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Escolher um destino para viajar pode ser uma decisão difícil, e fica ainda mais complicado se você for um viajante LGBT. Muitos lugares do mundo ainda não aceitam pessoas LGBT, seja por conta de religião, preconceito ou outro fator. Mas, também existem muitas cidades no mundo que são "gay friendly" e vão te fazer relaxar e se sentir seguro.

Para ajudar nesta tarefa, o “Pink News” e a agência de turistmo LGBT “Misterbandb” selecionaram as cidades do mundo consideradas mais "gay friendly":

1. Londres

Londres se tornou conhecida como um dos grandes locais LGBT do mundo. Um de seus bairros, Soho, é movimentado todas as noites da semana, e as pessoas LGBT de todo o Reino Unido e Europa migram para Londres para viver e trabalhar lá. O bairro fica logo atrás da Trafalgar Square, um dos principais pontos turísticos da cidade que abriga a National Portrait Gallery, parada obrigatória para os amantes de arte que visitam a cidade.

2. Madri

Madri foi anfitriã de duas grandes paradas LGBT que aconteceram neste ano: a Europride e a World Pride. Para se adaptar a esses eventos, a cidade mudou dezenas de semáforos para pedestres para que neles aparecessem casais de homem com mulher, mulher com mulher e homem com homem. O bairro Chueca é conhecido por ser muito frequentado por pessoas LGBT, mas como se costuma dizer em Madri, "a cidade inteira é gay."

3. Toronto

O primeiro-ministro Justin Trudeau está realmente ajudando a aumentar a fama de Toronto como um destino gay friendly. Ele já participou da Parada LGBT da cidade canadense e defende políticas de inclusão. Mesmo sendo pequena, Toronto está repleta de locais destinados à pessoas LGBT, como a interseção das ruas Church e Wellesley, bem no centro da cidade. Cafés, restaurantes, lojas, bares e casas noturnas são voltadas para o público gay e as ruas da região têm seus nomes grafados em placas com arco-íris, o que deixa tudo mais bonito e colorido.

4. Tel Aviv

Tel Aviv, em Israel, é com certeza o lugar mais amigável no Oriente Médio para os direitos LGBT. Sua parada do orgulho anual é um dos maiores eventos da cidade, com pessoas vindo de todo o mundo para participar do desfile e da festa. A cidade se mostrou bem à frente à respeito de questões LGBT e, desde 1992, é ilegal a discriminação contra orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, Tel Aviv conta com praias deslumbrantes, então há muito espaço para pegar um bronzeado no período que você ficar por lá.  

5. Copenhagen

Copenhagen é um cidade tranquila e muito receptiva para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Com muitas opções de lazer, os membros da comunidade LGBT tendem a se misturar mais livremente e aproveitar os bares perto da City Hall Square. Se você puder escolher uma época, vá em agosto, pois é quando acontece a Parada LGBT de Copenhagen e a cidade oferece eventos como prêmios, festas, concertos, filmes e outros tipos de entretenimento.

6. Barcelona

Se você vai para a Espanha, a capital Barcelona é com certeza uma das paradas obrigatórias. A maioria dos bares e boates LGBTs fica concentrada em um único distrito da cidade, o Eixample, o que faz de lá o local ideal para você ficar hospedado na região ou nos distritos próximos, como Gracia, El Poble Sec e o famoso Bairro Gótico. Apelidado carinhosamente de "Gayxample", o bairro sempre tem um grande movimento de pessoas nas ruas e as baladas funcionam em um horário bastante parecido com o que estamos acostumados no Brasil. 

7. Berlim

Recentemente, a Alemanha aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo , então este é o melhor momento para visitar sua capital, Berlim. A cidade se tornou conhecida por suas opções variadas de programas na vida noturna em que você pode aproveitar para conhecer muitos lugares novos. Berlim também está inovando na questão da hospedagem e, além dos tradicionais hotéis  para o público LGBT, também lançou o programa "Pink Pillow", em que são reunidos hotéis de redes internacionais que recebem hóspedes independente de sua orientação sexual. 

8. Nova York

Nova York é uma das cidades mais famosas do mundo não poderia deixar de oferecer inúmeras atrações para pessoas LGBT. Se você estiver procurando palestras, exibições de filmes, shows de drag queens, bares e clubes gays, você com certeza vai encontrar na cidade! O melhor de tudo é que programas LGBT não se limitam ao centro e, hoje em dia, você vai encontrar esses eventos em vários bairros e em todas as noites da semana. Com tanta coisa para escolher, não há nenhuma desculpa para ficar sem fazer nada em Nova York.

9. Lisboa

Lisboa, em Portugal, geralmente não é o primeiro destino que vem à cabeça quando pensamos em uma cidade "gay friendly", mas o destino surpreende bastante os visitantes. A cidade já conta com o “Lisbon Gay Circuit”, um roteiro criado há quatro anos para ajudar turistas LGBT a encontrarem os melhores programas para fazer na cidade, como festas e restaurantes.

10. São Francisco

São Francisco é uma das cidades mais conhecidas pelos direitos gays. É lá que fica o bairro de Castro , ligado diretamente à história da luta LGBT e que, nos anos 1970, funcionava como um refúgio para homossexuais que vinham de diversas partes dos Estados Unidos em busca de um lugar mais seguro. O bairro continua sendo representante do orgulho gay e é lá que está localizado o Museu da História LGBT, que possui um grande acervo de materiais sobre a história de pessoas de minorias sexuais nos Estados Unidos.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *