20/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Por que os cachorros são bons companheiros?

Publicado em 01/08/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, descobriram novas evidências que comprovam a parceria entre seres humanos e cachorros: há um gene responsável pela amizade.

O estudo publicado no periódico Science Advances evidencia as diferenças no comportamento de cachorros e lobos que, segundo Monique Undell, uma das autoras da tese, se especificaram milhares de anos atrás.

“Já acreditamos que, durante a domesticação, os cães desenvolveram uma forma avançada de cognição social que faltava aos lobos. Esta nova evidência sugere que os cachorros, em vez disso, têm uma condição genética que pode levar a uma motivação exagerada para buscar contato social, diferente de seus ancestrais”, relata a especialista.

Esse foi o primeiro estudo a integrar mudanças de comportamento e dados genéticos dos cãezinhos. Usando ferramentas moleculares, geneticistas liderados pelo biólogo Bridgett von Holdt, da Universidade de Princeton, determinaram que os cachorros têm os mesmos marcadores genéticos encontrados em pessoas com síndrome de Williams-Beuren, doença caracterizada por atrasos no desenvolvimento e comportamento "hipersocial".

O estudo foi feito com 18 cães e 10 lobos em duas fases de testes, que consistiam na interação entre humanos e animais. “Realizamos muitas pesquisas que mostram que lobos e cães podem ter performances igualmente boas em atividades de cognição social", disse Udell.

"A diferença real parece ser o olhar persistente do cão sobre as pessoas e o desejo de procurar uma proximidade prolongada, o que é além do esperado para o comportamento de um animal adulto”, concluiu.

Outro teste também foi feito com cachorros domésticos, de rua e lobos. Para a surpresa geral, os animais que vivem nas ruas preferiram ficar com as pessoas em vez de focar na atividade que deveriam realizar, provando um maior companheirismo desses bichinhos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *