20/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Suco de laranja não engorda e faz bem para a saúde, afirma estudo

Publicado em 25/07/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Suco de laranja não engorda e traz vários benefícios para a saúde. Foi a conclusão a que chegou um estudo da Escola de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

“O suco de laranja é a bebida com maior densidade nutricional existente”, diz Thais Cesar, doutora em alimentos e autora da pesquisa. Segundo ela, é benéfico substituir lanchinhos por um copo com 250 ml do suco natural, já que a bebida aumenta a sensação de saciedade e faz com que o apetite e a ingestão de alimentos sejam menores no momento das refeições.

Para realizar o estudo, a cientista aplicou uma dieta leve de emagrecimento a pessoas obesas que tinham o índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40. Para participar, os pacientes não poderiam ter registros de doenças graves, como problemas do coração ou diabetes.

Eles foram divididos em dois grupos: de controle e de suco de laranja. O primeiro ingeria uma fruta ou iogurte entre as principais refeições, enquanto o segundo tomava um copo da bebida. Após três meses, os pesquisadores perceberam que ambos os grupos registraram redução de massa gorda e medidas de circunferência. “Observamos que ambos perderam peso, com média de seis quilos", fala Cesar. "No entanto, quem tomou suco teve melhora nos parâmetros metabólicos".

Os participantes do segundo grupo apresentaram aumentos nos níveis de vitamina C e de folato (vitamina do complexo B). "Um copo por dia supre a quantidade diária de vitamina C que o corpo precisa", afirma a pesquisadora.

Observou-se ainda que a bebida pode diminuir o colesterol LDL (ruim), melhorar a atividade da insulina e reduzir a inflamação de baixo grau — fenômeno que produz substâncias que podem lesionar artérias, veias e até orgãos.

E o industrializado?

Segundo Thais Cesar, existem bebidas embaladas que são frescas e de boa qualidade. Para saber qual comprar, ela recomenda procurar o aviso de '100%' no rótulo do produto, pois esse tipo não possui conservantes, corante e nem açúcar. 

"A legislação só deixa chamar de suco o que é 100% de fruta. As bebidas com menor porcentagem são apenas néctar”, explica. "A diferença do natural para o 100% é que este passa pelo processo de pasteurização, assim como o leite."

Caso a pessoa opte por fazer suco da fruta em casa, a pesquisadora faz dois alertas: "Não precisa colocar açúcar e consuma em até 48 horas". 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *