28/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Tudo o que é ruim é bom para você

Publicado em 30/06/2017 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Muitas são as pessoas que costumam julgar um livro pela capa. O mesmo ocorre para os ícones de entretenimento da modernidade. Ouvimos relatos constantes sobre o que os jogos de videogame proporcionam nas pessoas, se incitam a violência, a preguiça ou mesmo ao isolamento. Como um entusiasta desse mercado em ascensão eu digo que as pessoas precisam conhecer melhor esse mundo e assim poder emitir um parecer com base na experiência adquirida.

O livro de Steve Johnson expõe uma perspectiva interessante e uma linha de aprendizado que os públicos de interesse constituem por meio das experiências interativas. No caso dos videogames é interessante mencionar sobre os efeitos de sondagem e telescopia. Um usuário mais experiente ao se deparar com um enorme acúmulo de informação separa as abordagens em grupos de urgência e importância e por meio da telescopia enxerga cada a situação como um todo e nas consequências sobre cada ação desencadeada.

No meu ponto de vista o maior benefício por meio dos conteúdos interativos é sem dúvida o estímulo para a criatividade e poder afirmar com base nos estudos de Steve abre um leque de oportunidades para as gerações mais resistentes. Claro que o livro vai muito além dos videogames, porém, foi o ponto de partida da pesquisa do autor.

Neste link está uma entrevista traduzida que pode lhe auxiliar com melhores esclarecimentos. O formato digital do livro foi disponibilizado em 2012 e possui um investimento bem acessível. Desejo a todos uma boa leitura e nos encontramos na semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *