29/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Por que os cachorros gostam de mexer no lixo

Publicado em 28/06/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pode até parecer meio óbvio e até compreensível para algumas pessoas a razão pela qual os cães gostam de mexer no lixo.

Realmente, existem muitas coisas que jogamos ali, tanto restos de comidas como apenas embalagens de alimentos, que possuem um cheiro bastante chamativo para os cães e que são de coisas que não permitimos que eles comam.

Porém, comer nossos restos de comida não é a única coisa que faz com que os cachorros queiram e gostem de mexer no lixo.

Às vezes, mesmo que não contenha nenhuma comida, o cheiro do lixo é atraente o suficiente para que o animal queira saber o que tem ali dentro. Além disso, alguns cães gostam de mastigar texturas diferentes.

Sendo assim, existem cachorros que gostam de tirar coisas do lixo apenas para mastigar, sem necessariamente comer e engolir. Se o seu cão gosta de morder papelão, por exemplo, ele poderá gostar de mexer no lixo do banheiro para pegar o rolinho de papelão do papel higiênico.

Mexer no lixo também pode ser sinal de algum tipo de problema, como ansiedade de separação e tédio. Quando estão ansiosos ou entediados alguns cães mordem móveis, outros mastigam sapatos e alguns preferem mexer no lixo.

Também existem casos em que o cachorro pode ver a lata de lixo como um brinquedo e mexe em tudo o que está ali dentro apenas para brincar.

Mas é preciso ter cuidado, pois mexer em lixo também pode ser um sinal de problema de saúde. Alguns cachorros podem estar comendo coisas que estão no lixo para tentar aliviar algum incômodo gastrointestinal que ele pode estar sentindo.

Para saber como tratar o seu cão e fazer com que ele pare de mexer no lixo, o ideal é prestar bastante atenção e perceber os momentos em que ele está fazendo isso, dessa forma você conseguirá identificar melhor o que está fazendo o seu animal ter esse tipo de comportamento.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *