19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Vítima do trânsito, Frederico montou blog e reforça importância de cuidados

Publicado em 01/06/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em maio, durante a campanha Maio Amarelo, o destaque foi o alto número de acidentes com mortos e feridos no trânsito. Dados divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária revelam que em 2014 foram registradas 43 mil mortes no trânsito e, em 2015, a estatística se aproximou dos 50 mil. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), em Mato Grosso do Sul em média uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito por dia.

Frederico Rios, que é cadeirante e administrador do blog Acessibilidade na Prática, chama atenção da sociedade para manter os cuidados no trânsito. Vítima de acidente de trânsito, Frederico conta que faz nove anos que se tornou cadeirante. “Sempre gostei de moto. Um dia, no cruzamento da avenida Ceará coma rua da Paz um senhor atravessou a preferencial e colidi com o veículo dele. Bati com a cabeça e quebrei só o pescoço. Então acabei ficando tetraplégico. Hoje não penso se houve culpados, mas a gente sempre pensa que podia ter prestado mais atenção. Essa é a importância da campanha Maio Amarelo: reforçar os cuidados com o trânsito que a cada dia faz mais vítimas”, disse.

Para ele, o tema da campanha neste ano – “Minha Escolha Faz a Diferença” – traduz claramente o comportamento que os condutores devem ter. “A estatística mostra que 90% dos acidentes é provocado por imprudência. A gente vê muita barbaridade, pessoas bebendo e dirigindo, usando celular no trânsito. O sono, por exemplo, é muito grave ao volante. Achamos que somos hábeis e experientes, mas todo cuidado é pouco”, afirmou.

Frederico reforça a importância de não desobedecer outras leis de trânsito e nem colocar em risco a própria vida e a vida dos outros. “Essa é nosso briga, de conscientizar, informar as pessoas, cobrar o poder público e, principalmente, a sociedade. Eu não morri, acredito que temos que pensar em dirigir para a gente e também para os outros”, finalizou.

Governo abraça iniciativa

O Governo de MS abraçou a campanha Maio Amarelo com inúmeras ações realizadas durante o mês de mobilização. O governador Reinaldo Azambuja destaca a importância da ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e envolver os mais diversos segmentos entre órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

“Temos feito muitos investimentos na área de engenharia de trânsito, educação, inteligência. Registramos uma diminuição do número de acidentes, saindo de 31,9 mil em 2013 para 24,6 mil em 2016. Nossas campanhas educativas e o comprometimento dos motoristas reduziram em 33%, mas esse número ainda está muito aquém do que desejamos. O mês de maio começou com muitos acidentes envolvendo vítimas fatais no feriado prolongado. Mesmo assim, temos registrado um crescente número de multas por excesso de velocidade. Por isso, convidamos a sociedade como um todo a se engajar nesse movimento, por um trânsito mais seguro onde as escolhas fazem a diferença”, finalizou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *