Semana On

Domingo 28.nov.2021

Ano X - Nº 469

Coluna

Senhas: saiba como proteger melhor os seus dados e senhas

Não de bobeira na internet, os piratas estão navegando pelos sete mares da rede.

Postado em 16 de Janeiro de 2014 - Lucas Reino

Não caia nessas coisas, em formulários, em arquivos estranhos por e-mails, em links de fontes desconhecidas e coisas assim. Não caia nessas coisas, em formulários, em arquivos estranhos por e-mails, em links de fontes desconhecidas e coisas assim.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Não é só na internet, mas por aqui está cada vez mais cheio de gente querendo roubar suas senhas, acessar seus e-mails, escrever por você em seu perfil além de comprar por você com seu cartão de crédito ou usar sua conta de banco. Esses filhos de chocadeira não vão parar e o que a gente precisa fazer é se proteger melhor deles com algumas posturas simples.

Sem fotos da Sandy pelada

Há um tempo o grande barato dos marmanjos online parecia ser ver imagens da Sandy sem roupa, os hackers brasileiros inundaram os e-mails com propostas oferecendo essas fotos. Era mentira, infelizmente, dizia uma amigo meu que disse que não ligar de passar a senha se tivesse mesmo as fotos. Não caia nessas coisas, em formulários, em arquivos estranhos por e-mails, em links de fontes desconhecidas e coisas assim. O que você deve fazer? Na dúvida, não clique, não baixe, não acesse.

“Mas eu tenho quase certeza que é de verdade”, então pesquise o link antes no Google, quase sempre você encontrará relatos sobre ele e se você acessar via Google ele avisará caso tenha algum problema.

“Agora já foi”, se já aconteceu, o negócio é tentar arrumar. Atualize o antivírus, apague os arquivos baixados, desconecte se precisar e só mude a senha se estiver em um computador conhecido e que não esteja infectado. Alguns programas registram tudo que você escreve no computador, são os keyloggers.

“Perdi tudo”, é meu amigo, agora é tentar recuperar através dos próprios recursos do serviço e ir para a Polícia fazer um B.O. Isso mesmo, não dê moleza, não é porque você está com um problema online que vai tratar como se não existisse ou como se a web fosse terra sem lei, não é.

Algumas dicas que não fazem mal nenhum em seguir:

- Faça senhas mais complicadas, conforme relatório da Imperva, empresa especializada em segurança digital, algumas das senhas mais utilizadas são “123456”, “senha” “abc123”, além de colocar o próprio nome, o celular, data de nascimento ou o nome do serviço. Veja o relatório AQUI (pode clicar sem medo, hehehe).

- Atualize o antivírus, poxa vida, ainda tem que dizer para fazer isso?

- Use um gerenciador de senhas como o Keepass, ele gera senhas, armazena, criptografa e faz um monte de coisas que ajudam a manter seus dados. Ele é free - AQUI.

- Não passe a sua senha para amigos, namorada, prima ou seja lá quem for. Eu sei que às vezes a gente precisa, mas mude a senha depois, não quero que você desconfie de todos, mas as pessoas próximas podem virar distantes no dia seguinte e acabar fazendo algum tipo de vingança.

- Tenha bom senso e saiba que mesmo assim você poderá acabar sendo enganado, confira as atividades no seu e-mail, nas suas contas e siga essas dicas marotas que eu passei.


Voltar


Comente sobre essa publicação...