Semana On

Domingo 03.jul.2022

Ano X - Nº 494

Coluna

Nosso olhar guarani

Um olhar indígena sobre sua própria cultura.

Postado em 18 de Abril de 2014 - Elis Regina Nogueira

Foto: Ludimar da Silva (Ivykatu) Foto: Ludimar da Silva (Ivykatu)

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

“Não sou diferente de ninguém, porque o que muda mesmo é a pele, os cabelos e o olhar. A mudança pra mim é trabalhar junto, em parceria. Porque o mesmo que eu preciso, os outros precisam também, que é viver em paz, tranquilidade e a terra em primeiro lugar. Porque tudo que a gente come é também da terra”.

Ambrósio Vilhalva ( 1960-2013 ), Cacique guarani kaiowá da Aldeia Guyra Roka ( MS) e ator do filme Terra Vermelha.

 

Essas imagens foram realizadas por jovens das aldeias Amambai, Yvy Katu  e Jaguapiru durante as oficinas de fotografia do Projeto Ava Marandu, ministradas pelas fotografas Elis Regina e Vânia Jucá e o fotógrafo Leonardo Prado.Em 2010, o Projeto “AVA MARANDU - Os Guarani convidam” promoveu  uma série de atividades voltadas aos direitos humanos e  à cultura dos  povos guarani realizado  pelo Pontão de Cultura Guaikuru (Associação Cultural Oficina de Criação Teatral), em parceria com o Ministério da Cultura e a Organização das Nações Unidas.

Em 2010, o Projeto “AVA MARANDU - Os Guarani convidam” promoveu  uma série de atividades voltadas aos direitos humanos e  à cultura dos  povos guarani realizado  pelo Pontão de Cultura Guaikuru (Associação Cultural Oficina de Criação Teatral), em parceria com o Ministério da Cultura e a Organização das Nações Unidas.

O Projeto Ava Marandu é uma contribuição para a compreensão da diversidade. Um canal de diálogo e sensibilização, que incentiva a opinião pública a entender as raízes, histórias e tradições indígenas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...