20/04/2024 - Edição 540

Mundo

Paciência estratégica com a Coreia do Norte acabou, diz secretário de Trump

Publicado em 17/03/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A política da "paciência estratégica" dos EUA com a Coreia do Norte chegou ao fim, disse nesta sexta-feira (17) o secretário de Estado, Rex Tillerson, durante visita à Coreia do Sul.

O principal diplomata do governo Donald Trump afirmou que o uso de forças militares será uma opção caso o regime norte-coreano "eleve a ameaça do seu programa de armas a um nível que os EUA acreditem que exigem uma ação".

"Deixe-me ser bem claro. A política de paciência estratégica terminou. Estamos explorando um novo leque de medidas diplomáticas e de segurança", acrescentou, ao ressaltar que as ameaças à Coreia do Sul requerem uma resposta apropriada.

Segundo Tillerson, os EUA estão explorando novas medidas econômicas, diplomáticas e de segurança e contra o país asiático.

Ele iniciou na quarta-feira (15) sua primeira visita oficial à Ásia com o objetivo de encontrar uma nova estratégia para lidar com a Coreia do Norte, depois de duas décadas de esforços frustrados para frear as investidas nucleares do regime. A viagem começou no Japão e se encerra neste sábado (18) na China.

Após as declarações do secretário de Estado, o presidente Donald Trump disse em uma rede social: "Coreia do Norte está se comportando muito mal. Eles têm brincado com os EUA há anos. China tem feito pouco para ajudar!".

Desde o início de 2016, o regime do ditador Kim Jong-un realizou dois testes nucleares e lançou dezenas de mísseis balísticos. Apenas na última semana, foram quatro lançamentos. Especialistas acreditam que, em alguns anos, a Coreia do Norte desenvolverá mísseis nucleares com capacidade de alcançar os Estados Unidos.

China

O secretário americano tem instado a China a aplicar sanções à Coreia do Norte. Tillerson também quer que o governo chinês retire a punição aplicada à Coreia do Sul por ter posicionado um sistema antimíssil americano.

A China alega que o sistema de radar representa uma ameaça à sua segurança, apesar de a Coreia do Sul ter garantido que o sistema tem o único de objetivo de proteger o país contra ataques da Coreia do Norte.

Além de apelar para que a Coreia do Norte pare com testes nucleares e balísticos, a China quer que os EUA e a Coreia do Sul encerrem os exercícios militares conjuntos e procurem o diálogo com o regime em Pyongyang.

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *