Semana On

Domingo 03.jul.2022

Ano X - Nº 494

Coluna

Bife à Milanesa

Tem alguém que não gosta?

Postado em 16 de Abril de 2014 - Vera Chaves

Que tal um delicioso Bife à Milanesa? Que tal um delicioso Bife à Milanesa?

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Bife à Milanesa, ou simplesmente “milanesa”, é um prato típico da culinária da Itália, que se tornou popular na maioria dos países da América Latina, feito com bifes tradicionalmente de vitela temperados e fritos em óleo quente após serem empanados com ovos batidos e farinha de rosca.

A denominação usada na Itália e também noutros países é “cotoletta alla milanese” e originalmente era feita com o próprio osso da costeleta e frita em manteiga, em vez de óleo.

Origem

A costeleta à milanesa (cotoletta alla milanese) provavelmente surgiu na própria cidade de Milão. Os relatos mais antigos desse prato são do escritor italiano Pietro Verri que, em seu livro “Storia di Milano”, refere um documento de 1148, segundo o qual em um almoço na Basílica de Santo Ambrósio (Milão) fora servido um prato de “lombos cum panitio” (costeleta de vitela empanada). No entanto, a difusão do bife à milanesa pelo mundo é atribuída aos austríacos: o “Wiener Schnitzel”, muito similar ao milanesa, é um prato típico da Áustria, havendo uma disputa sobre qual destas iguarias será a original.

Vamos à receita?

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...