Semana On

Domingo 28.nov.2021

Ano X - Nº 469

Coluna

Espaguete à carbonara

Receita original da Itália tem o ponto certo para que os ovos virem creme

Postado em 16 de Fevereiro de 2017 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que usada na sua preparação.

A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga. As natas não são um ingrediente da receita original, não sendo normalmente utilizadas com massa no centro da Itália. O toucinho indicado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.

Existe também uma receita anglo-americana conhecida apenas por carbonara, confeccionada com natas, ovos, queijo parmesão (e por vezes com queijo pecorino romano) e toucinho pancetta (ou outro). Algumas receitas americanas também incluem sal, pimenta (branca ou preta) e/ou alho. Por vezes, são também adicionadas ervilhas para que o prato fique com mais cor. Esta receita fica normalmente com mais molho que a versão italiana.
Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa.

Espaguete à carbonara

Ingredientes
- 250g de pancetta (ou bacon)
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher (sopa) de azeite
- 500g de espaguete
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 4 colheres (sopa) de queijo pecorino ralado
- Pimenta-do-reino
- Sal (a gosto)

Modo de preparo
- Corte a pancetta em pedacinhos bem pequenos.
- Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e o alho amassado.
- Junte a pancetta até ficar dourada e soltar a gordura. Quando o alho estiver dourado pode retirá-lo (serve para dar mais sabor).
- Em um recipiente, bata os ovos inteiros com os queijos ralados e moa a pimenta-do-reino por cima. Misture até que fique homogêneo.
- Misture o espaguete cozido al dente à frigideira da pancetta (ainda no fogo) e depois coloque o ovo batido por cima.


Voltar


Comente sobre essa publicação...