Semana On

Domingo 03.jul.2022

Ano X - Nº 494

Coluna

A lição de Sebastião Salgado

O premiado fotógrafo brasileiro é autor de uma das palestras mais tocantes do evento TED, que difunde boas ideias pelo mundo. Assista e descubra o sentido da vida.

Postado em 11 de Abril de 2014 - Fabio Pellegrini

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado em sua palestra no TED.
Foto: James Duncan Davidson - TED.com O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado em sua palestra no TED. Foto: James Duncan Davidson - TED.com

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O evento TED é uma proposta interessante de difusão de boas práticas que nos últimos anos tem feito muito sucesso na internet. Foi idealizada na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1984, pelos americanos Richard Saul Wurman e Harry Marks, inicialmente como uma conferência anual reunindo pessoas de três áreas: Tecnologia, Entretenimento e Design.

Nessas palestras os convidados têm até 18 minutos para explanar iniciativas que mereçam ser divulgadas, no sentido de “mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, como sugerem seus organizadores.

Desde então, a proposta tornou-se cada vez mais ampla e já contou com palestrantes como Bill Clinton, Bono, Paul Simon, Bill Gates, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck.

O sucesso é tão grande que apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Mais de 600 palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. Há previsão de um TED no Rio de Janeiro em outubro deste ano.

Uma das palestras mais prestigiadas é a do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, ocorrida no TED 2013 em Los Angeles. Na ocasião ele relata sua trajetória de vida que, após viajar o mundo todo registrando mazelas humanas, nos deixa uma lição que deve ser considerada por todos nós. É o sentido da vida.

Assista o vídeo (Para legendas em português brasileiro, clique em “subtitles”).


Voltar


Comente sobre essa publicação...