29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Equipes da Sesau vão levar vacina contra febre amarela à zona rural

Publicado em 27/01/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) inicia a partir de segunda-feira (30) a vacinação contra a febre amarela em comunidades da zona rural e áreas mais afastadas de Campo Grande. A coordenadora de vigilância epidemiológica do Município, Mariah Barros, informou que vacinação está sendo feita normalmente nas salas de vacinação dos distritos, mas diante dos casos recentes, reforçará os cuidados, com equipes volantes.

Segundo Mariah, duas equipes compostas por vacinadores (enfermeiros) e agentes de endemias, irão atuar nestes locais fazendo o trabalho de bloqueio, levando informações sobre a doença e vacinando as pessoas que estejam dentro dos critérios e indicação vacinal.

“A Secretaria Municipal de Saúde está focada em imunizar os moradores dessas áreas. É importante frisar que não há motivos para pânico, haja vista que não temos nenhum caso suspeito de febre amarela em nosso Município. Entretanto, é preciso estar atento e trabalhar com a prevenção, principalmente nestas áreas onde a população está mais suscetível a febre amarela silvestre”, reforça.

Mesmo a região rural sendo uma área maior risco, os vacinadores foram orientados a requisitar o cartão de vacinação, porque quem já se vacinou há menos de dez anos não precisa tomar a vacina agora, explica a coordenadora de vigilância epidemiológica.

Por causa da grande procura pela vacina, a Secretaria Municipal de Saúde já requisitou cerca de 10 mil doses ao Ministério da Saúde e outras remessas devem ser encaminhadas nos próximos dias via Governo do Estado.

Atualmente, a rede municipal de Saúde possui cerca de 12 mil doses da vacina contra febre amarela em estoque. A quantidade é suficiente para atender a demanda. A vacinação está ocorrendo em todas as unidades básicas de saúde e unidades básicas de saúde da família do Município.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *