29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Reduzir em 10% o consumo de sal pode salvar milhões de vidas

Publicado em 12/01/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Diminuir em 10% o consumo de sal poderia salvar milhões de vidas, afirma um estudo publicado na quarta-feira (11) pela revista médica britânica "The British Medical Journal". O sal aumenta os riscos de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria dos adultos consome mais do que a quantidade recomendada de 2 gramas no máximo por dia. O excesso de sal, presente principalmente em alimentos industrializados, está na origem de cerca de 1,65 milhão de mortes provocadas por doenças cardíacas, de acordo com a organização.

Poucos países até agora avaliaram o custo de estratégias públicas para tentar diminuir o consumo de sal. Pesquisadores, atuando juntamente com a indústria do setor alimentício, avaliaram o impacto de estratégias públicas de prevenção para 183 países. Eles concluíram que investir o equivalente a 10 centavos de dólar por pessoa, cerca de 32 centavos de real, contribuiria para frear a mortalidade.

Os cientistas também estimaram, baseados no índice de Esperança de Vida Corrigida pela Incapacidade (DALY, na sigla em inglês), o número de anos de saúde perdidos pela população mundial. Segundo o estudo, uma alimentação menos salgada durante um período 10 anos evitaria uma perda anual equivalente a 5,8 milhões de anos de boa saúde.

O custo dos anos ganhos seria equivalente ao que se gasta atualmente em remédios para tratamento de doenças cardiovasculares, apontam os pesquisadores.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *