23/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

XV Parada da Cidadania LGBT e Show da Diversidade acontecem neste sábado

Publicado em 24/11/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), acontece neste sábado (26), em Campo Grande, a 15ª edição da Parada da Cidadania LGBT e Show da Diversidade.

Com o tema “Direitos iguais, nem menos, nem mais”, este ano a Parada conta com a presença da cantora Nikki, finalista do programa The Voice Brasil 2015.

Durante todo o dia, a Praça Ary Coelho vai receber ações sociais e educativas, atividades culturais com artistas locais, panfletagem de conscientização e realização de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, com o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Itinerante da Saúde.

Reafirmar as principais lutas do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), minimizando a violência e a descriminação é o principal objetivo. “Muito mais do que festa, o encontro serve para dar visibilidade ao movimento, garantindo nosso respeito como cidadãos”, conta Cris Stefany, uma das idealizadoras do evento.

Para o secretário Athayde Nery, é necessário reconhecer a legitimidade do evento. “Para se construir uma sociedade avançada, temos que nos atentar à questão da diversidade humana, é preciso respeitar as diferenças”, afirma Athayde.

“Quando o Estado apoia ações como essa e se coloca ao nosso lado, está ao mesmo tempo contribuindo com a diminuição dos casos graves de violência gerados pela discriminação”, completou Cris, que é membro fundadora da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS) e presidente do Conselho da Diversidade de Campo Grande.

A concentração para 15ª edição da Parada da Cidadania LGBT ocorre a partir das 15h, na Praça Ari Coelho. Porém as atividades começam a partir das 8h. Às 16h30 será a saída dos trios, abertura, execução do hino nacional e fala das autoridades. A primeira parada será na Avenida Afonso Pena com a rua 14 de julho. Das 18h30 às 22h será o Show da Diversidade, encerrando com a Festa Oficial da Parada, às 23h59 na Boate SIS Lounge. Veja mais na programação abaixo.

Um pouco de história

Na manhã do dia 28 de junho de 1969, em Nova York, nos Estados Unidos, centenas de membros da comunidade LGBT entraram em um violento confronto com a polícia local, quando tentavam provar que poderiam ser assimilados pela sociedade.

O fato foi considerado o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país e consequentemente em todo o mundo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *