Semana On

Quinta-Feira 11.ago.2022

Ano X - Nº 499

Coluna

Afegã de famosa capa do National Geographic é detida no Paquistão

A imagem impressionante de Sharbat Gula foi feita em 1984 em um acampamento de refugiados afegãos no Paquistão.

Postado em 28 de Outubro de 2016 - Elis Regina Nogueira

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma afegã que se tornou famosa por uma fotografia de seu rosto na capa da revista National Geographic foi detida no Paquistão por posse de documentos paquistaneses falsos.

A imagem impressionante de Sharbat Gula, com seus grandes olhos verdes e o rosto envolto em um véu da cor vermelha, foi feita em 1984 em um acampamento de refugiados afegãos no Paquistão pelo fotógrafo americano Steve McCurry.

A fotografia é uma das capas (junho de 1985) mais famosas da história da revista americana e transformou a então adolescente em um ícone da população afegã, no momento em que o país estava sob ocupação soviética.

Mais de três décadas depois, Gula foi detida pelas autoridades paquistanesas “por obtenção de falsos documentos de identidade”, afirmou à AFP Shahid Ilyas, diretor da Nadra (National Database Registration Authority), a Autoridade de Registro Civil do país.

De acordo com Ilyas, as autoridades paquistanesas também procuram outros três diretores da Nadra, acusados de fornecer um documento de identidade nacional a Gula. Eles desapareceram depois que a fraude foi revelada.

Gula pode ser condenada a uma pena de sete a 14 anos de prisão, além de uma multa entre 3.000 e e 5.000 dólares.

Milhares de refugiados afegãos conseguiram documentos de identidade do Paquistão, apesar do sistema informatizado.

O Paquistão realizou nos últimos meses uma grande campanha de verificação para descobrir os proprietários de documentos de identidade do país entregues de forma fraudulenta.

O país tem 1,4 milhão de afegãos registrados como refugiados, segundo a ONU, o que faz da nação a terceira com o maior número de asilados no planeta.


Voltar


Comente sobre essa publicação...