28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Campo Grande inicia troca de lâmpadas por Led

Publicado em 21/10/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com a intenção de reduzir os gastos e melhorar a iluminação pública em Campo Grande, a administração municipal iniciou a troca das lâmpadas de vapor de sódio para as de Led. Segundo a Prefeitura, a economia pode chegar a R$ 400 mil mensais. Do dia 6 ao dia 18 de outubro foram trocadas 4 154 mil lâmpadas de Led.

As lâmpadas de LED aumentam a intensidade da iluminação e reduzem em pelo menos 50% o consumo de energia. O contrato com a prefeitura prevê a implantação de 22 mil luminárias de 40W, que substituem as de vapor de sódio e as de mercúrio de 70, 125 e 150W, além de 4,5 mil luminárias de 90W, colocadas no lugar das de 250W, e 3,5 mil luminárias de 165W, para substituir as antigas de 360 e 400W.

Enquanto as lâmpadas antigas duram no máximo 16 mil horas, as de LED permanecem em operação por pelo menos 50 mil horas, ou seja, três vezes mais. A estimativa oficial é de que o novo sistema reduza em 50% os custos de manutenção dos pontos onde a nova rede for instalada, proporcionando à prefeitura e, conseqüentemente, ao contribuinte, uma economia de R$ 105 milhões nos próximos 12 anos.

Vários bairros já foram contemplados: Aero Rancho Moreninhas, Coophavila e Jardim Noroeste, além dos bairros, avenidas de Campo Grande também receberam a iluminação; na Avenida Afonso Pena 50% dos pontos de luz já receberam as novas luminárias; Avenida Bom Pastor toda a iluminação antiga já foi substituída e a Avenida Eduardo Elias Zahran também iniciou a troca. 

De acordo com os estudos da empresa responsável, somente na região do Aero Rancho o consumo de energia será reduzido em aproximadamente 186 kWh. “Para cada kWh eliminado do consumo, deixa de ser emitida uma tonelada de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Imaginem o impacto positivo que a implantação da iluminação de LED trará, também, para a melhoria da qualidade do ar em Campo Grande”, argumenta o engenheiro Bruno Soares.

De acordo com o gerente de iluminação pública do município, Laércio Araújo Chaves, os principais critérios utilizados para definir os locais onde inicialmente estão sendo substituídas as luminárias são a quantidade de habitantes da região e o nível de carência sócio econômica dos moradores. Além disso, o serviço contempla também vias de grande fluxo de veículos como é o caso das Avenidas Afonso Pena, Bom Pastor e Eduardo Elias Zahran, onde as obras já foram iniciadas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *