28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Governo anuncia entrega de 60 leitos de UTI

Publicado em 04/08/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governador Reinaldo Azambuja anunciou a entrega de 60 leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) para hospitais de Campo Grande e do interior como parte do cronograma de reestruturação da saúde no estado. O anuncio foi feito durante a entrega de oito leitos de UTI adulto no Hospital de Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande, que agora contam com 12 leitos dos 20 previstos pelo Governo do Estado. A estimativa é de que até setembro os oito leitos restantes sejam inaugurados e instalados no novo prédio do hospital, que passará a ter uma das maiores estruturas de UTI do estado.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a entrega dos leitos é uma ação direta de reestruturação não só para Campo Grande como também para os municípios do interior e um forma de dar melhores condições de acesso aos atendimentos de urgência para a população.

“Trata-se de um trabalho que faz parte da nossa reestruturação de leitos que estamos fazendo em todo Mato Grosso do Sul. Estamos mostrando que não se trata apenas da Caravana da Saúde e que também estamos direcionando esforços para aportar novos leitos atendendo as demandas de Campo Grande e interior. Vamos inaugurar até setembro 60 novos leitos, que acreditamos começar a atender as demandas necessárias a população”, disse o governador.

Além dos 20 novos leitos de UTI adulto no Hospital Alfredo Abrão, o governo do estado já entregou 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e 10 leitos no Hospital da Vida em Dourados. Até o setembro, está prevista a entrega de 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Nova Andradina e mais 10 leitos no Hospital Regional de Ponta Porã.

“A lógica do governo do estado é aplicar a descentralização da saúde através da regionalização. Por isso estamos investindo na abertura de novos no interior também, evitando uma concentração de atendimentos em Campo Grande. Sabemos que estes 60 leitos não serão suficientes, mas serão de grande diferencial para a rede de atendimentos em saúde”, destacou o secretário de estado de saúde Nelson Tavares.

Maior estrutura de UTI em MS

Com a entrega imediata dos oito leitos de UTI nesta terça, o Hospital do Câncer Alfredo Abrão conta agora com 12 leitos, já que a unidade possuía quatro em funcionamento. A partir de agora os leitos, passarão a serem custeados pelo Governo do Estado com recursos de aproximadamente R$ 550 mil mensais. Já em setembro, com a inauguração da nova ala no prédio novo do hospital, os leitos serão ampliados para 20, onde estarão instalados em uma estrutura que comportará todos os leitos de UTI. Com a ampliação de leitos, o Governo mantém o custeio aumentando o repasse para R$ 900 mil mensais.

Os leitos serão regulados pelo município de Campo Grande e atenderão a demanda hospitalar, com exceção de trauma. A previsão é de que dentro de 40 dias o setor de UTI com os 20 novos leitos já estejam em funcionamento.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *