28/03/2024 - Edição 540

Comportamento

Comida é a melhor forma de se aproximar das pessoas

Publicado em 14/07/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quer que alguém vá com a sua cara ou concorde com você? Coma a mesma comida que esta pessoa quando ela estiver por perto. Segunda um novo estudo publicado no periódico Journal of Consumer Psychology, consumir os mesmos alimentos faz com que as pessoas tenham mais chance de se aproximar e confiar uma na outra.

Os pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, realizaram um experimento no qual os voluntários tinham que participar de um jogo de investimento desenvolvido para medir a confiança que um tinha no outro. Cada paricipante recebeu uma quantia de dinheiro que poderia dar para a pessoa com quem estava jogando e que, por sua vez, poderia investir o valor, de forma a receber duas vezes aquilo que tinha recebido. Quando isso acontecesse, o investidor poderia decidir o quanto — ou se — daria para o outro participante. 

O truque da pesquisa está no ritual pré-jogo: os pesquisadores deram doces para as duplas de jogadores. Algumas comeram o mesmo quitute, outras comeram diferentes. Os cientistas perceberam que aqueles participantes que comeram o mesmo doce antes do exercício deram mais dinheiro para a pessoa com quem estavam jogando.

Em um segundo experimento, as duplas tinham que negociar um tópico fictício decidido pelos pesquisadores. Assim como no primeiro exercício, alguns pares comeram a mesma comida, outros não. Aqueles que se alimentaram da mesma coisa chegaram a um acordo duas vezes mais rápido do que aqueles que comeram petiscos diferentes.

"As pessoas tendem a pensar que usam a lógica para tomar decisões, e elas no geral não têm ideia de que a preferência alimentar pode influenciar na forma como pensam', afirma Ayelet Fishbach, professor da Escola de Negócios da Universidade de Chicago. "Em um nível básico, a comida pode ser usada estrategicamente para ajudar pessoas a trabalharem juntas e desenvolverem confiança umas nas outras." Agora é só colocar a receita em prática.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *