18/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Festival de Inverno de Bonito tem programação para todas as idades

Publicado em 08/07/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A programação do 17º Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 28 a 31 de julho na cidade mais turística de Mato Grosso do Sul, tem programação gratuita para todas as idades. Música, teatro, cinema, dança e literatura que prometem encantar todos os tipos de públicos, de 8 a 80 anos.

Para as crianças, o Festival de Inverno conta com atrações específicas como oficinas de pintura, contação de histórias e teatro infantil. A oficina “Relendo a obra de Humberto Espíndola” é voltada para crianças de 6 a 12 anos que queiram experimentar as artes plásticas. Por meio da técnica de releitura, os participantes poderão observar os elementos utilizados nas pinturas de Humberto Espíndola e fazer suas próprias intervenções, destacando as características e o signo do Boi/Bovinocultura, presença fundamental nas obras do artista.

A oficina será ministra nos dias 29, 30 e 31 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h. São 20 vagas por período, um total de 40 crianças atendidas por dia e 120 durante todo o festival. As atividades são gratuitas e os interessados podem procurar informações no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), responsável pela atividade, no telefone (67) 3326-7449.

O Festival terá apresentações circenses para os pequenos, e também para os adultos. No dia 29 de julho, às 17h, o projeto “Poropopó Varietê” leva a magia do espetáculo circense para Bonito. Com números de acrobacias, malabarismo, tecido acrobático, lira, trapézio, pirofagia e muita palhaçada, o universo do circo é colocado em evidência, encantando a plateia de todas as idades durante o festival. A apresentação é na Praça da Liberdade, na Rua Cel. Pilad Rebuá, no centro de Bonito.

Outra atração é o teatro infantil “Gaia, a Mãe Natureza”. O Grupo Casa leva para o festival um espetáculo cheio de poesia, cores e bom humor. “As Aventuras de Bagacinho – Quem Conta Um Ponto Cria Um Conto – Gaia A Mãe Natureza” é perfeito para toda a família assistir unida com muita música, diversão e histórias contagiantes. O espetáculo é recheado de canções populares, da pantomima italiana, da commedia dell’arte, da contação de história, da palhaçaria clássica e de técnicas circenses. A apresentação será no dia 30 de julho, às 10h, na Praça da Liberdade, na Rua Cel. Pilad Rebuá, no centro de Bonito.

Jovens

Além de poder conferir atrações infantis, como circos e teatro, os jovens também podem participar de atividades específicas como oficinas de dança e de skate. No dia 30 de julho, a partir das 14h, no Estúdio Rekebre (Rua das Flores, 1815, Bonito), será ministrada a oficina “Gestão e Criatividade em Danças Urbanas, Técnicas e Fundamentos”. A atividade tem intenção de promover um intercâmbio com profissionais e abrir novas possibilidades de aprendizado. Desta maneira, os envolvidos irão refletir sobre o conceito de resistência e afirmação da identidade que está no bojo dessa linguagem artística.

Mais uma opção é a oficina “Skate – Produção Audiovisual e Protagonismo Juvenil”. Voltada para o skate, a oficina aborda técnica, criação, produção, edição e difusão dos produtos em web canais. Ressaltando o protagonismo juvenil, a oficina aborda assuntos que contemplam o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional do jovem, contribuindo para a formação educacional e cultural de praticantes do skateboard para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades. A realização é entre os dias 26 e 31  de julho 07, das 14h às 19h, com 40 vagas.

Informações sobre participação nas duas atividades podem ser obtidas na Sectei, por meio do telefone (67) 3316-9331.

Adultos

Não só para os adultos, mas para todas as pessoas. Quem visitar Bonito durante a realização do 17º Festival de Inverno pode conferir de perto várias atrações culturais, entre elas a exposição de artes plásticas “Série Divisão de Mato Grosso”, de Humberto Espíndola. O pintor reforça a autonomia da linguagem artística e humaniza o sentimento popular numa narrativa histórica da divisão do estado de Mato Grosso em uma belíssima série de oito quadros. O criador e difusor da Bovinocultura cria um roteiro estético-histórico da criação de Mato Grosso do Sul. Acontece simultaneamente no mesmo espaço a Mostra Coletiva dos Artistas de Bonito, onde natureza e cultura servem de tema para as obras bonitenses

Também tem artesanato. Entre todas as opções desta arte, destaca-se a Tenda dos Saberes Indígenas, onde será exposta a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul por meio do artesanato e cultivo de plantas medicinais das etnias Atikum, Kamba, Guarani, Kaiuá, Kadiweu, Kinikinawa, Ofaié e Terena. Para divulgar a visão do povo Guarani sobre as constelações, diferente da visão ocidental, bem como os mitos associados aos mesmos, o Planetário Céu Guarani – UEMS e a Casa da Ciência-UFMS trazem observatórios solares compactos, permitindo a observação astronômica com o uso de telescópios. A exposição acontece durante todo o festival, na Praça da Liberdade, na Rua Cel. Pilad Rebuá, no centro de Bonito.

Outra opção para todas as pessoas é o cinema. Celebrando os principais e mais “fiéis” espectadores das sessões de cinema dos festivais do Estado, o Festival apresenta a mostra de cinema “A Infância e seu Meio Ambiente”. Todas as exibições são gratuitas e começam sempre às 14 horas no Hotel Jandiá Sesc. Entre os filmes selecionados estão “O Menino e o Mundo” e “O Menino no Espelho”. Todas as produções selecionadas são nacionais.

Atrações à parte, os show musicais vão agradar todos os gostos, regionais e nacional. Se apresentam no Festival as bandas Barra de Saia (SP), Santo Chico (MS), Nação Zumbi (PE) e Curimba (MS), além dos cantores Elza Soares (SP), Leo Goiano e Girsel da Viola (MS) e Renato Borghetti e Yamandu Costa (RS). Todas as apresentações são gratuitas. A programação completa dos quatro dias de Festival pode ser obtida no site.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *