Semana On

Domingo 28.nov.2021

Ano X - Nº 469

Coluna

Bendita laranja

Duas receitas deliciosas para aproveitar a fruta.

Postado em 24 de Junho de 2016 - vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A laranja é composta por vitamina C, flavonoides e betacaroteno, funcionam como um potente antioxidante, ajudam a limpar o organismo previnem doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros. Além disso, é uma fonte rica de vitamina C e possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções. Também reduz o estresse e a depressão. O ácido cítrico, por sua grande riqueza em vitaminas e oligoelementos, faz com que a laranja seja uma grande aliada para combater os momentos de estresse e depressão. Hoje trazemos uma receita muito fácil e que agrada todo mundo. Prepare de véspera!

Pudim de laranja com calda de raspas de laranja

Ingredientes

1 lata de leite condensado

A mesma medida de suco de laranja sem coar

4 ovos

Raspas de laranja

2 xícaras de açúcar para a calda

Modo de fazer

Bater levemente todos os ingredientes no liquidificador.

Deixar descansar enquanto prepara a calda de caramelo.

Derramar o líquido sobre a forma caramelizada.

Acrescentar raspas de laranja.

Levar ao forno previamente aquecido a 180º C em banho maria, descoberto, por cerca de 1 hora e 40 minutos. Estará assado quando estiver firme.

Calda de Laranja

Aproveite a época das laranjas e prepare esta calda. Com um pouco mais de açúcar e deixando um mais tempo no fogo, vira uma deliciosa geleia. Ferva uns vidros e guarde na geladeira. Dura um bom tempo!

Ingredientes

500 ml de suco de laranja (não coar)

Raspas (zester) de 2 a 3 laranjas

3/4 de xícara de açúcar demerara (ou cristal)

Suco de 1 limão

Modo de fazer

Lavar bem as laranjas

Com um cortador apropriado, raspar a casca de modo e retirar zester. Caso não tenha este instrumento, descasque a laranja sem pegar a parte branca e corte em lâminas.

Adicionar as cascas numa panelinha e cobrir com água. Levar ao fogo a panela destampada e deixar ferver e evaporar todo o líquido. Cobrir novamente com água e repetir a operação por 3 vezes.

Em outra panela levar o suco para ferver com o açúcar. Acrescentar as cascas já fervidas por 3 vezes.

Deixar reduzir um pouco.

Acrescentar o suco de limão e ferver mais um pouco.

Deixar a calda líquida. Quando esfria, fica mais encorpada.

Se necessário, acrescentar um pouco de água e ferver novamente.

Dicas da Vera 

Você se surpreenderá muito com a forma na qual a laranja te ajudará a limpar e desinfetar espaços dentro de casa. Para isso, você terá que por em um frasco algumas cascas de laranja, água e um pouco de vinagre. Você também pode por em um Spray e usar para limpar eletrodomésticos, vidros, vidrarias, vitrais, cristais, entre outros. Além disso, a laranja pode ser utilizada para limpar metais, basta esfregá-la na peça que você queira limpar e enxaguar em seguida. Vale ressaltar que se pode utilizar também o suco da laranja, umedecendo-se uma esponja, por exemplo, com o suco e esfregá-la na peça.


Voltar


Comente sobre essa publicação...