25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Horta urbana no Ceinf do Jardim Imá começa a dar resultados

Publicado em 24/06/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Horta Urbana implantada, no Centro de Educação Infantil (Ceinf) Clotilde Chaia, no bairro Jardim Imá pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), já tem os primeiros resultados. Foram feitas a segunda colheita e inserida no cardápio da merenda escolar das crianças.

O Coordenador do Agronegócio da Sedesc, João Duarte destaca que o programa Hortas Urbanas tem a finalidade de atender a população em situação de risco alimentar, associações de bairros, cooperativas de catadores de recicláveis, instituições assistenciais, escolas da rede municipal de educação. “Temos a orientação do prefeito Alcides Bernal para implantar o maior número possível de Hortas Urbanas na Capital. A previsão é de chegar até o fim do ano com mais de 80 hortas produzindo e as verduras chegando à mesa dos trabalhadores e alunos das escolas e ceinfs”.

Satisfeita com os resultados da colheita da horta, a coordenadora pedagógica Paula Renata do Ceinf Clotilde Chaia do bairro Jardim Imá destaca que as crianças estão participando ativamente e aprendendo deste cedo o processo do cultivo das verduras. “É uma alimentação saudável e nós inserimos no cardápio da merenda as verduras, sucos de cenoura e beterraba”, comenta.

A funcionária da Sedesc Margarida Gonçalves informa que os trabalhos para implantação das Hortas Urbanas são planejados e acompanhados pela equipe técnica do agronegócio da Prefeitura de Campo Grande. “Promovemos palestras, oficinas neste trabalho que tem a finalidade cultural. Outra finalidade do nosso trabalho social é o cooperativismo e estimulo de parcerias entre as comunidades. Nosso trabalho é diário e estamos sempre em contato com os parceiros e esperamos que em breve tenhamos uma sociedade mais sustentável”, frisa

O técnico do agronegócio da Prefeitura, Jair Galvão é responsável pela implantação das Hortas Urbanas. “Nós vamos até a comunidade fazemos a escolha do terreno e acompanhamos toda a cadeia produtiva, onde as verduras saem da horta e chegam até a mesa da população”, finaliza.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *