19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Alongar previne lesões?

Publicado em 10/06/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Alongamento é sempre um assunto polêmico dentro da corrida. Há quem defenda a prática antes do treino, outros que preferem depois e ainda aqueles que sugerem que os exercícios sejam feitos em dias distintos da corrida. Não bastasse isso, fica a dúvida: alongar ajuda a prevenir lesões?

Para o fisioterapeuta Felipe da Roza Oliveira, o alongamento é efetivo na redução dos riscos de lesão, mas esse resultado só é obtido a longo prazo. “Alongar é um estímulo necessário, que trabalha a elasticidade muscular sem forçar as articulações, aumentando a flexibilidade. Mas não é o alongamento antes da corrida que vai fazer diferença naquela prova específica. A prática regular é que deixa a musculatura mais flexível, o que melhora o desempenho e previne lesões”, explica. “Músculos alongados possuem maior capacidade de gerar força específica para o gesto esportivo e permitem que a articulação trabalhe na amplitude e alinhamento ideais”, completa.

Quanto ao melhor período para se alongar, o fisioterapeuta está no terceiro grupo, dos que preferem realizar os estímulos em dias diferentes dos treinos: “Quando alongamos, provocamos algumas microlesões (para permitir que o músculo aumente seu comprimento), o que também ocorre quando realizamos uma atividade intensa (nesse caso, para que o músculo aumente sua espessura)”. Por isso, fazer ambos no mesmo dia pode gerar uma sobrecarga e até dificultar a recuperação.

Quer saber então o que é ideal para antes da corrida? “Sugiro um aquecimento utilizando o gesto esportivo em uma intensidade leve. Dessa forma, deixamos músculos e articulações preparados para o movimento que queremos realizar depois com o máximo de desempenho. Não há necessidade de alongar antes ou depois, mas caso o corredor faça questão, é preciso tomar cuidado para não exagerar nos movimentos e estressar os músculos”, conclui Oliveira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *