Semana On

Quinta-Feira 11.ago.2022

Ano X - Nº 499

Coluna

A cor na tela

Usando a paleta de cores para contar aquele roteiro.

Postado em 03 de Junho de 2016 - Elis Regina Nogueira

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001. Direção: Jean Pierre Jeunet. Cinematografia: Bruno Delbonnel O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001. Direção: Jean Pierre Jeunet. Cinematografia: Bruno Delbonnel

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Fotografia e cinema são grandes paixões na minha vida.

Gosto de praticar e de estudar. Estudo sobre imagem, cinema e tudo que envolve esse universo de maneira quase compulsiva.

Atualmente estou estudando sobre a importância da cor na arte, principalmente na fotografia de gastronomia e no cinema.  É apaixonante e mágico.

Hoje vou falar sobre a cor no cinema. Em outro post vou falar sobre a cor na fotografia de gastronomia.

A função da cor dentro da narrativa cinematográfica é fundamental e muitas vezes determinante na composição do universo visual do filme, na caracterização e evolução dos personagens.

O diretor de fotografia utiliza a cor para auxiliar na representação da realidade ou na sua  negação.

É muito interessante como a uso intencional da cor  ajuda a contar uma história.

Pesquisando sobre esse tema encontrei o Blog Movies in Color da designer gráfica Roxy Radulescu. Ela faz um incrível mapeamento da paletas de cores de vários filmes. É um intenso estudo da cor em filmes, que se transformou uma fonte de referências para designers, artistas, filmakers e fotógrafos.

Compartilho aqui com vocês alguns exemplos de filmes em que ela mostra   as quatro razões principais que ela explora em seus estudos para se usar a cor com intensão em um trabalho, seja em vídeo, fotografia ou artes gráficas.

Se você se interessar em aprofundar nos conceitos acesse AQUI.

1. Contraste

Alguns diretores usam contraste para criar paletas de cores ricas e interessantes.

Diversos fatores podem influenciar a escolha de uma paleta específica, desde uma busca forte de consistência ao longo do filme (com ou sem um significado específico), até o seu uso em partes específicas com o objetivo de se destacar cenas, personagens ou objetos.

2.  Época

Muitas vezes, a paleta de cores pode remeter fácil e eficazmente a um período específico na história.

3. Clima

A cor é muito usada também para denotar um clima ou humor de uma cena, ajudando o espectador a sentir uma emoção específica.

4. Significado

A cor também liga-se muito frequentemente ao significado de uma cena, sendo usada para enfatizar emoções ou decisões dos personagens.


Voltar


Comente sobre essa publicação...