Semana On

Sábado 21.mai.2022

Ano X - Nº 488

Coluna

Beijo gay x Telenovela

Sem fazer alarde, a TV Globo dá sinal verde para mais um beijo gay em telenovelas.

Postado em 28 de Março de 2014 - Guilherme Cavalcante

Tainá Müller e Giovanna Antonelli deverão protagonizar mais um beijo gay em telenovelas da Globo. Tainá Müller e Giovanna Antonelli deverão protagonizar mais um beijo gay em telenovelas da Globo. Divulgação: TV Globo

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Parece mesmo que o beijo gay de Felix e Niko, exibido no capítulo final da novela "Amor à Vida" no início deste ano, foi um divisor de águas na teledramaturgia: a Globo deu sinal verde para mais um beijo gay em telenovelas brasileiras, o que significa um avanço na representação social de LGBTs na televisão.

De acordo com o jornal Extra, a cena de um beijo lésbico entre Marina e Clara (Tainá Müller e Giovanna Antonelli), de “Em Família”, não deve demorar, previsto para a semana do capítulo 50. A cena ainda não foi escrita, mas atende não só a uma demanda do público como a excelente repercussão do beijo entre Felix e Niko, da novela anterior. E “Em Família” anda precisando de audiência…

Por mais que um beijo entre mulheres “choque” menos que um entre homens (por razões que já comentei NESTA edição da coluna, uma cena assim, exibida antes do meio da trama pode significar, também, que mais beijos possam aparecer na trama, provavelmente protagonizados pelo mesmo casal. Vamos aguardar e torcer!

Mas afinal, pode ou não pode?

E mesmo com a televisão, a temida formadora de opinião do Brasil, mostrando-se mais aberta para a representação social de LGBTs de forma, ãhn, digamos, não assexuada, o Brasileiro parece seguir numa linha crescente rumo ao conservadorismo hipócrita.

Uma pesquisa recentemente realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada na última quinta-feira (27), revelou que aproximadamente 60% dos brasileiros se incomodam ao ver um beijo entre pessoas do mesmo sexo.

O estudo levou em consideração a opinião de 3.810 pessoas, de 212 cidades brasileiras. Os depoimentos foram colhidos entre maio e junho de 2013. Deste total, 44,9% dos entrevistados concordaram totalmente com a afirmação "incomoda ver dois homens, ou duas mulheres, se beijando na boca em público” e 14,3 % disse concordar parcialmente, resultando num total de 59,2% de pessoas incomodadas.

A entrevista também contemplou questões como o casamento homoafetivo e revelou que 51,7% dos entrevistados são contra à extensão deste direito a LGBTs. Por outro lado, 41%  concorda que "um casal de dois homens vive um amor tão bonito quando entre um homem e uma mulher". Santa hipocrisia!

Para matar a saudade

Saudades da MDNA Tour? O DVD não é mais suficiente? Então se joga neste vídeo, recém liberado pela produtora Moment Factory, responsável por diversos vídeos produzidos para a última turnê da pulga loira. Trata-se do background exibido durante a canção Revolver, a segunda a ser tocada durante o show. Dá para driblar um pouquinho a abstinência…


Voltar


Comente sobre essa publicação...