Coluna
Junte cenoura, mel e gengibre e descubra delícias.
Postado em 27 de Maio de 2016 - Vera Chaves
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Temperaturas amenas pedem uma sopinha ou caldinho para aquecer o corpo e a alma. Esta semana nossa receita reúne três poderosos ingredientes, indispensáveis a nossa saúde. A cenoura é um dos vegetais mais consumidos, devido à sua digestibilidade e pelas muitas propriedades benéficas à saúde que apresenta. Rica em betacaroteno, substância que ativa a melanina, é muito consumida no verão por quem deseja ficar bronzeada, mas o betacaroteno presente na cenoura, assim como as vitaminas, tem efeito antioxidante, portanto, retarda o envelhecimento das células e, especialmente, da pele. O mel é um importante anti-inflamatório natural, pois possui antioxidantes que inibem o vírus da gripe, assim como bactérias entre outros microorganismos que possam nos trazer doenças. A gripe e resfriados tem a ajuda do mel para ser combatido, mas além deles, o mel tem um poder ainda maior. Já o gengibre é uma boa fonte de vitamina A,C, E e complexo B, magnésio, fósforo, potássio, silício, sódio, ferro, zinco, cálcio e beta-caroteno.
Sopa de Cenoura Mel e Gengibre
Ingredientes
1 kg de cenoura picada em cubos
1 dente de alho picado
1 cebola picada
3 talos de salsão picado
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 l de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
3 colheres (chá) de mel
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Numa leiteira, leve 1 litro de caldo de legumes ao fogo médio para aquecer.
2. Coloque a manteiga numa panela grande e leve ao fogo médio para derreter. Em seguida, junte os cubos de cenoura, a cebola, o alho, o salsão e o gengibre. Misture bem.
3. Tempere com sal e pimenta-do-reino, misture e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
4. A seguir, retire a panela do fogo, adicione o caldo quente com cuidado e misture bem. Acrescente o mel, a folha de louro e leve a panela de volta ao fogo baixo. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que a sopa esteja pronta.
5. Retire a folha de louro com a ajuda de uma colher. Com cuidado, transfira a sopa para um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, passe a mistura por uma peneira fina, colocando a sopa de volta na panela. Sirva quente.
Dica da Vera
Para facilitar, esta sopa pode ser congelada por até três meses em potes bem fechados. Descongele na geladeira antes de consumir.