19/04/2024 - Edição 540

Mundo

Forças Armadas do Egito anunciam ter achado destroços do avião da EgyptAir

Publicado em 20/05/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As Forças Armadas do Egito anunciaram nesta sexta (20) que encontraram destroços e objetos pessoais dos passageiros do voo MS804 da EgyptAir, que caiu no Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo, durante uma viagem de Paris ao Cairo.

Os destroços foram encontrados a 290 quilômetros ao norte da cidade portuária de Alexandria, segundo o general Mohammed Samir.

As autoridades egípcias encontraram malas, assentos de avião e partes de corpos das vítimas flutuando no mar.

O voo MS804 desapareceu na quarta à noite (18) dos radares entre as ilhas do sul da Grécia e a costa norte do Egito por razões ainda desconhecidas.

Na quinta (19), o vice-presidente da EgypAir, Ahmed Adel, chegou a afirmar que destroços do avião haviam sido encontrados, o que acabou por se revelar falso. Segundo Adel, as equipes de busca perceberam que os destroços não eram do Airbus quando se aproximaram deles no mar Mediterrâneo.

No mesmo dia, o presidente egípcio Abdel Fatah al-Sisi determinou a intensificação das operações de busca.

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) diz que um de seus satélites detectou um possível vazamento de óleo de 2 km de extensão na mesma área do Mediterrâneo onde o avião desapareceu, a cerca de 40 km a sudeste da última localização conhecida do voo (coordenadas de 33 32' N / 29 13' L).

A ESA fez a ressalva de que não há garantias de que a mancha de óleo seja do Airbus A320.

Causas Desconhecidas

Nesta sexta (20), o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, afirmou que não há "a menor indicação" sobre as causas da queda do avião da EgyptAir.

A declaração foi feito um dia depois de o ministro da Aviação Civil do Egito, Sherif Fathi, ter afirmado ser "mais forte" a possibilidade de um ataque terrorista do que de um acidente aéreo.

No entanto, nenhuma organização terrorista até o momento reivindicou a responsabilidade pelo desastre.

De acordo com o ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, o voo fez movimentos bruscos e teve perda repentina de altitude pouco antes de desaparecer dos radares, logo depois de ter entrado entre 16 e 24 km dentro da área de controle aéreo sob responsabilidade egípcia, com altitude de 37 mil pés (11.277 metros).

"Ele virou 90 graus à esquerda, então 360 graus à direita, caiu de 38 mil pés (11.582 metros) para 15 mil pés (4.572 metros) e então desapareceu a 10 mil pés (3.048 metros)", disse Kammenos.

Com base nessas informações, John Goglia, ex-membro da Comissão de Segurança de Transporte Nacional dos EUA, afirmou que uma bomba, mais do que uma falha estrutural ou mecânica, pode ter causado a queda.

"Considerando o fato de que [o piloto] fez esses movimentos bruscos sem enviar nenhum pedido de ajuda indicaria, para mim, que algo catastrófico aconteceu."


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *