Semana On

Sábado 21.mai.2022

Ano X - Nº 488

Coluna

Pintando com luz

Você já ouviu falar em Light Painting? Trata-se de uma técnica fotográfica que, em tradução literal, quer dizer pintura com luz.

Postado em 27 de Março de 2014 - Elis Regina Nogueira

Pintando com luz

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As primeiras obras conhecidas com o Light Painting foram realizadas por Man Ray, artista americano,  importante representante dos movimentos dadaísta e surrealista, reconhecido principalmente pelos seus trabalhos em fotografia avant-garde.

Em 1935 criou a série “Space Writing” (em tradução livre “escrita espacial) e inaugurou a arte de pintar com luz.

Outro pioneiro dessa técnica foi Gjon Mili, fotógrafo albanês, radicado nos EUA. Após conhecer Pablo Picasso durante uma reportagem da revista Life, mostrou algumas imagens ao artista. Impressionado, Picasso teve a ideia de fazer desenhos de luz no ar, para que Gjon fotografasse. Do resultado, nasceu o Picasso’s Light Drawings, um ensaio realizado durante cinco sessões de trabalho, há mais de 60 anos.

Digitalizando

Com a tecnologia digital, a técnica do light painting vem sendo cada vez mais usada por artistas e performers. Se você der uma “googlada” vai encontrar centenas de grupos, coletivos e artistas experimentando essa incrível técnica. Vai encontrar também muitos tutoriais sobre como pintar com variadas fontes de luz.

Essa técnica me inspira desde quando comecei a fotografar. O incrível é que o light painting não tem uma única forma de se fazer. Tem infinitas possibilidades de  transformar o comum em mágico. De inundar a realidade de saturações pictóricas, quase palpáveis.

Uma arte rica, expressiva, divertida e cada vez mais usada em diversos formatos como fotografias, publicidade, exposições, instalações e intervenções urbanas.

Gente de MS

Em 1993, junto com os fotógrafos Vânia Jucá e Marcelo Marinho criei o coletivo NEC PLUS X (sem modéstia, acredito que fomos o primeiro coletivo de fotografia do Brasil), para pesquisar o Light Painting. Desses experimentos, o resultado foram três prêmios (12º Salão de Artes de MS, primeira e única vez que a fotografia ganha o prêmio máximo de um Salão em MS. Segundo Lugar no 5º Salão de Artes de Dourados - 1º Auto Retrato de Campo Grande, com os três principais prêmios. Uma menção honrosa no The 34th International Student Salon Photo Álbum de Hong Kong.

Foram imagens criadas em várias sessões pela madrugada e com filmes Kodak vencidos.

Hoje, com as câmeras digitais, podemos ver o resultado imediatamente, mas nessas nossas experiências  a ansiedade da espera de um dia para ver o resultado era muito grande. Mas a surpresa e a emoção ao ver o resultado era indescritível.

Todas as fotos desta reportagem são de autoria de Nec Plus, Elis Regina, Vania Jucá e Marcelo Marinho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...