Semana On

Quinta-Feira 11.ago.2022

Ano X - Nº 499

Coluna

Dicas para uma sopa gostosa

Que tal uma sopinha cremosa neste frio?

Postado em 29 de Abril de 2016 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Use sempre os ingredientes que você mais gostar. Com os legumes que você tem em casa dá para fazer uma sopa deliciosa. Se você tiver paciência, prepare um caldo caseiro. Se não tiver, recorra ao bom e velho caldinho de supermercado, sem nenhuma culpa! Porém, compre sempre o caldo sem gordura: dê preferência ao Vitalle.

Use uma panela de pressão, porque economiza gás, mas se você não tiver uma, use uma panelinha simples mesmo, sem nenhum problema. Separe os legumes que você vai usar, descasque, lave bem e corte em pedaços grandes.  Antes de cozinhar os legumes dê uma fritadinha neles. Coloque um fio de azeite e uma cebola inteira em rodelas, para refogar junto com os legumes. Esfarele dois caldos e frite por uns 5 minutos mexendo pra que tudo fique dourado. Se quiser colocar um pedacinho de carne ou de frango, também frite junto com os legumes.

Agora coloque água fervente o suficiente para cobrir os legumes e a carne. Se você usar a panela de pressão deixe uns 15 a 20 minutos (contados depois que pegar a pressão). O tempo vai depender dos legumes que você usar, lembre-se que a beterraba demora muito mais que a batata para cozinhar. Eu particularmente, prefiro uma panelinha dessas simples pra fazer a sopa porque vou espetando o garfo e vejo quando os legumes estão cozidos.

Se você estiver usando a panela de pressão tenha muito cuidado quando for abri-la. Não abra de jeito nenhum se ainda tiver pressão. Você pode fazer o seguinte: desligue o fogo e espere ela parar de chiar por completo (isso leva um tempo), ou então, pegue a panela e coloque embaixo da água corrente por alguns minutos que a pressão acaba rapidinho.

Quando os legumes estiverem molinhos, retire eles com uma espumadeira e coloque no liquidificador. Se tiver carne não coloque para bater. Vá colocando o caldo do cozimento aos poucos, com uma concha, e bata até que fique na consistência desejada. Não bata todo o caldo de uma vez porque sua sopinha pode ficar aguada.

Se sobrar caldo, não se preocupe. Congele e use para uma próxima receita.

Coe todo o conteúdo do liquidificador numa peneira e volte com tudo para a panela. Acerte o sal, e coloque mais alguns temperinhos que ache necessário (pimenta-do-reino, queijo gorgonzola, requeijão, creme de leite).

Dica da Vera

Se você se distraiu, colocou mais caldo do que devia, e deixou a sopa rala, o que fazer?? Eu avisei né, para colocar o caldo aos poucos!! Mas para tudo tem um jeito, então faça o seguinte: deixe a sopinha no fogo baixo e mexa sempre para não grudar no fundo, até que ela apure e engrosse. Mas se você tiver com fome ou com pressa, pegue meio copo de leite e dissolva duas colheres de sopa de maizena, e vá colocando aos poucos na sopa e mexendo sem parar até atingir o ponto desejado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...