28/03/2024 - Edição 540

Mundo

Panamá Papers: Parlamento Europeu quer criar comissão de inquérito

Publicado em 15/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Parlamento Europeu decidiu nesta semana, em Estrasburgo, na França, criar uma comissão de investigação para o caso das denúncias de evasão de impostos por meio de paraísos fiscais, conhecido como Panamá Papers.

A decisão foi tomada por unanimidade em reunião da conferência de presidentes, que reúne os líderes das bancadas políticas e o presidente do Parlamento Europeu, segundo nota à imprensa.

No dia 4 de maio será votado, em conferência de presidentes, o mandato da comissão especial, que terá de ser aprovada depois pelo plenário do Parlamento, que se reúne de 9 a 12 de maio em Estrasburgo.

O Panamá Papers é a maior investigação jornalística da história, envolvendo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (Icij, na sigla em inglês), com sede em Washington, e inclui os nomes de 140 políticos de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.

A investigação resulta de um vazamento de informação e reuniu 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade da empresa panamenha Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e patrimônio, com informações sobre mais de 214 mil empresas offshore em mais de 200 países e territórios.

A investigação do caso Panamá Papers revela que milhares de empresas foram criadas em offshores e paraísos fiscais para centenas de pessoas administrarem o seu patrimônio. Entre os citados estão o rei da Arábia Saudita, pessoas próximas do presidente russo, Vladimir Putin, o presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), Michel Platini, e a irmã do rei Juan Carlos e tia do rei Felipe VI de Espanha, Pilar de Borbón.

Demissão

O ministro da Indústria da Espanha, José Manuel Soria, pediu demissão nesta sexta (15) e renunciou a uma cadeira de deputado na esteira de seu envolvimento no escândalo. O nome de Soria apareceu associado a empresas "off-shore" listadas no caso no início da semana.

O ministro deu explicações contraditórias nos últimos dias, primeiro desmentindo a informação e depois afirmando que não se lembrava de ter assinado os documentos que a imprensa vinha divulgando. Na quinta-feira (14), surgiu um último documento que mostrava que Soria foi responsável por uma outra ‘offshore’ nas Ilhas Jersey, o que ele havia tinha negado inicialmente.

Num comunicado divulgado hoje, ele explica que a sua renúncia acontece "à luz da sucessão de erros cometidos ao longo dos últimos dias na explicação das [suas] atividades empresariais anteriores à [sua] entrada na política em 1995". Ele considera que esses erros se devem à "falta de informação precisa sobre fatos que ocorreram há mais de 20 anos" e "sem prejuízo de que tais atividades empresariais tenham tido vínculo algum com o exercício das responsabilidades políticas".


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *