28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Por que cachorros olham para o dono quando fazem cocô?

Publicado em 24/03/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Se você tem um cachorro, já deve ter passado por essa situação, digamos, constrangedora: ter que lidar com o animal encarando fixamente seus olhos enquanto faz suas necessidades. Não são todos os cachorros que fazem isso, mas um número suficiente para intrigar estudiosos de comportamento animal, que estudaram a fundo essa questão.

Um artigo publicado no jornal científico Hormones and Behavior aponta que uma das possíveis causas para essa encarada é que seu bichinho pensa que você é a mãe dele. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao medirem as respostas psicológicas do animal durante esse momento de intimidade compartilhada. Os dados são compatíveis com o tipo de interação entre mães e filhotinhos. A veterinária Sonja Olson acredita que pode até ser uma tentativa de se comunicar: "seu cachorro pode estar pedindo privacidade. Tudo depende da raça, da sua relação com o cachorro e outros fatores", explicou ela. 

Outra possível causa desse olhar fixo é muito menos sentimental: Madeline Friedman, especialista em comportamento animal, acredita que o cachorro está, na verdade, esperando por uma recompensa por ter feito suas necessidades fora de casa, em vez de deixar um presentinho indesejado no tapete da sala. A adestradora contou para o The Dodo que "provavelmente, o cachorro se lembra de quando foi treinado [para fazer cocô fora de casa] e tenta reforçar que está fazendo tudo certo". 

Isso pode causar outro tipo de resposta (e outra explicação para a troca intensa de olhares): na verdade, o cachorro pode estar pedindo pela sua aprovação em relação ao local escolhido para se aliviar. Como muitos animais são domesticados para fazer cocô em lugares específicos, é comum que se sintam inseguros quando estão em um ambiente novo. Nada mais justo do que pedir um apoio moral. 

Há também uma possível causa evolutiva. "A posição em que os cachorros ficam para fazer cocô os deixa bastante vulnerável", explicou Friedman. "A sensação de estar indefeso é uma herança de seus ancentrais, os lobos, que ainda precisam se defender na natureza. Acredito que cachorros querem ter certeza de que estão protegidos enquanto estão nessa posição", contou a especialista. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *